Revista Statto

VALORES ESQUECIDOS PELOS JOVENS

17/05/2019 às 15h20

FRATERNIDADE

Devemos lembrar sempre, não fazer para os outros o que não gostaríamos que para nós fosse feito, portanto, nunca humilhe os outros. Se tiver problemas com alguém, diga pessoalmente e com jeitinho. Quando a gente reage instantaneamente a uma provocação, fala coisas pesadas sem pensar. E a maioria das pessoas merece uma segunda chance, certo?

CORTESIA

Trate todos com educação. Peça licença, diga “por favor” e “obrigada”, sorria sempre. Sendo gentil, a gente consegue as coisas com mais facilidade. Sempre que possível, ofereça ajuda. Não custa nada dar uma mão para o vizinho com as compras de supermercado.

Enxergue o gari e o presidente da firma como seres iguais e respeite-os. Ouça críticas de coração aberto. Admita quando estiver errado e não sinta vergonha de pedir desculpas. Errar é humano! E aprender com os erros é uma das maiores bênçãos de vida.

OTIMISMO

Tente enxergar o lado bom das coisas. Prefira ver o copo meio cheio, em vez de meio vazio! Isso é um exercício de vida! Aceite que os conflitos, por piores que sejam, permitem que a gente cresça. Diga mais SIM do que NÃO. Procure mais razões para agir, em vez de desculpas para ficar parado. Quem quer fazer, faz, quem não quer acha uma desculpa.

SOLIDARIEDADE

Compartilhe. Divida o que você tem, com os outros. Quando você doa, o velho vira novo para quem recebe. Qualquer armário esconde mil coisas que não nos servem mais. E elas podem fazer outras pessoas felizes, como no dia em que você as comprou ou ganhou. Ser generoso não custa nada e ainda preenche o coração.

LEALDADE

Esteja pronto para correr em socorro de seu melhor amigo, mesmo que ele ligue de madrugada, quando nossa cama fica especialmente aconchegante, pois nunca se sabe da real necessidade de quem precisa de ajuda, pois, muitas vezes, uma simples conversa, impede de ser feitas muitas coisas, que muitas vezes não tem volta. Dá para contar nos dedos de uma mão, as pessoas com quem podemos contar de olhos fechados. Valorize-as!

COMPAIXÃO

Seja generoso e fique atento ao sentimento alheio. Sensibilize-se quando os outros enfrentarem dificuldades, mesmo que tenha seus próprios problemas. Ajude sem esperar nada em troca. Fazer o bem, sem olhar a quem, essa máxima continua muito viva, ainda mais na atualidade, quando vemos tantos jovens, cometendo tamanhas atrocidades e, muitas vezes devido à depressão, dando fim a suas vidas.

TOLERÂNCIA

Aceite quem pensa e age de maneira diferente de você, ainda mais nos tempos que vivemos, pois, o coletivo anda esquecido, pois a importância maior é o que eu penso, o que eu faço e o que eu quero. Lembre-se sempre que se não for radical em suas opiniões, a vida fica melhor, e muitas portas se abrirão. Quem quer uma caixa só de lápis pretos e brancos, podendo ter também os coloridos? Sempre é hora de seres humanos aceitarem uns aos outros e conviver harmoniosamente.

INTEGRIDADE

Seja justo e sincero sempre (o que não justifica cometer grosserias!). Faça o que considera correto e seja coerente com seus valores, por mais que isso o torne impopular. Não existe coisa melhor do que colocar a cabeça no travesseiro e dormir sem culpa ou remorso de nada. Tendo retidão de caráter e, nunca se apossando ou derrubando pessoas para galgar degraus em sua vida.

Compartilhe!