Revista Statto

ÁGUA! A ALMA DO CABELO

14/02/2020 às 08h59

A água desempenha um papel importante na saúde do seu corpo, o que inclui a condição de sua pele e do couro cabeludo. É talvez o fator mais importante na hidratação dessas áreas e na manutenção do funcionamento efetivo das células da pele. Quando você não ingere água suficiente, as células da pele começam a ressecar e descamar. Isso pode causar coceira e irritação, mas o mais importante é que pode danificar ativamente a pele e torná-la mais vulnerável a condições como a caspa. Na raiz do cabelo, esse dano pode começar a afetar cabelos fios. O cabelo saudável é resultado de uma raiz forte e hidratada. Já o cabelo que cresce a partir de um couro cabeludo enfraquecido pode sofrer um dano contínuo na cutícula. A coceira pode danificar ainda mais a região, tornando os fios fracos.

QUANTAS VEZES LAVAR: A quantidade de lavagem vai depender da necessidade de cada pessoa. Já em relação ao uso do shampoo, é preciso repetir a aplicação, dando uma pausa de três segundos entre uma lavagem e outra, para que os ativos do produto possam agir. A primeira lavada serve para tirar a oleosidade das madeixas e a segunda vai limpá-las profundamente.

MAIS BRILHO: Para conseguir aquele efeito cintilante, a dica é usar água fria durante a lavagem dos cabelos. Ela ajuda a fechar a cutícula do fio, aumentando a área de reflexo da luz. A água quente, por outro lado, faz o contrário e abre a cutícula, danificando as madeixas.

CORPO HIDRATADO = FIO HIDRATADO: Você pode consumir todas as vitaminas necessárias para fazer os fios crescerem, mas se você não beber água suficiente para atender as suas necessidades diárias, o resultado será um cabelo sem vida, opaco e quebradiço. Isso acontece porque o corpo hidratado ajuda a regular o sistema circulatório que alimenta os folículos pilosos e estimula o crescimento dos fios.

ÁGUA DA PISCINA: Nada como um banho de piscina para relaxar, não é mesmo?! Mas cuidado, pois essa deliciosa ação pode causar sérios danos às madeixas. O motivo: quando a água entra em contato com o cabelo, a tendência é que ela seja absorvida pelas células de queratina presentes na estrutura dos fios, deixando-os inchados. Isso provoca pequenas aberturas na cutícula capilar, que fica vulnerável à penetração do cloro, causando ressecamento, desgaste, desbotamento e desidratação. A solução para esse problema está nos tratamentos preventivos e reconstrutores que irão deixar seus cabelos sãos e salvos.

ÁGUA DO MAR: Mergulhar no mar é uma verdadeira tentação… e um verdadeiro terror para os cabelos, já que o sal da água marinha acelera e agrava a desidratação das madeixas, as deixando com uma textura bastante desagradável. “Por isso, após o banho de mar, nunca deixe de lavar os fios com água doce ou mineral. Também não deixe de usar produtos que possuem fator de proteção solar, o que ajudará os cabelos a se protegerem dos efeitos da água salgada.

#NOWATER: Está sem tempo para lavar o cabelo, mas quer mantê-lo com uma aparência bonita? A dica é usar o shampoo a seco! Esse produto faz uma limpeza superficial e instantânea nos fios, ou seja, uma verdadeira camuflagem, retirando aquele aspecto engordurado ou oleoso. No entanto, o shampoo a seco não deve ser usado diariamente, pois ele tende a obstruir os poros e pode prejudicar o crescimento das madeixas. É indicado apenas para situações de caráter emergencial.

Compartilhe!