Revista Statto

BELEZA NEGRA

26/12/2019 às 17h15

Assumir os cabelos crespos é a bandeira de muitas mulheres que procuram valorizar a beleza negra sem grandes alterações, porém, ter cabelos crespos e bonitos não é tarefa fácil. As mulheres afro-brasileiras sabem bem o trabalho que dá para cuidar das madeixas, existem algumas táticas para domar os fios rebeldes.

“O primeiro cuidado básico é escolher um bom profissional. Ele indicará os produtos que devem ser usados em seus cabelos. Hidratação também é fundamental, pois além da tendência ao ressecamento, a maioria destes cabelos contém química (alisamentos, relaxamentos, permanente afro). Fique atenta também na qualidade dos produtos que for usar, como secador, chapinha, etc”

Antes de aplicar alguma química, os cabelos devem ser preparados, com acompanhamento profissional, pelo menos quatro semanas antes. Também é recomendável fazer hidratação semanalmente. Depois, é preciso fazer uma visita ao salão pelo menos uma vez por mês

Mantenha uma dieta equilibrada com muitas proteínas, vegetais frescos e água, para manter a vitalidade dos fios de cabelo. “Uma boa opção é investir, sem exagerar na dose, em frutas como o abacate, que são mais gordurosos e ajudam a manter a oleosidade dos fios”

Um bom corte é uma das principais armas contra o volume dos fios. No caso dos cabelos crespos, ele ajuda a remover as pontas ressecadas e manter o penteado em dia. “Cada cabeleireiro tem sua técnica, mas todos concordam que o corte reto deve ser evitado. Com o cabelo todo no mesmo comprimento, o volume acumula-se nas pontas. O resultado é um corte triangular, com pouco volume na raiz e muito nas extremidades”.

Cachinhos de diva

Para conseguir aquele efeito celebridade, a dica é o creme para pentear. Não existe cacho sem creme para pentear. Não adianta você ter o melhor shampoo, o melhor condicionador, se não finalizar com um Leave-in, passando mecha a mecha. Depois que o creme estiver seco, use os dedos para “quebrar” o visual molhado, levantar a raiz do cabelo e soltar os cachos. Em ocasiões mais especiais, um babyliss ajuda a definir cachos em pontos estratégicos da cabeleira.

Gostou das dicas de beleza para mulheres negras com cabelo afro? Convenci você a valorizar seu cabelo? Espero que sim porque não há nada melhor e mais libertador do que aprendermos a lidar com o que a natureza nos deu. Não deixe ninguém fazer você pensar que deve modificar a estrutura do seu cabelo para que fique bonita. Provavelmente, essa pessoa não é bem resolvida com ela mesma. Sei que é super clichê, mas você não acha que seria um tédio se todo mundo fosse igualzinho?

 

Compartilhe!