Revista Statto

COMO CUIDAR DOS CABELOS NA GRAVIDEZ

17/09/2019 às 16h36
o que fazer para diminuir a queda de cabelo na gravidez

Saiba como cuidar do cabelo na gravidez

Ser mãe é algo incrível e, para muitas mulheres, é a realização de um sonho. Entretanto, o corpo muda bastante. Os hormônios ficam à flor da pele e o emocional passa por altos e baixos. Da mesma forma, a aparência merece atenção e cuidar do cabelo na gravidez pode ser uma tarefa difícil.

Mas não precisa se preocupar, pois é possível passar por essa linda fase e ainda ficar em dia com a beleza. Basta saber que cuidados tomar e seguir as dicas que preparamos neste verdadeiro guia sobre como deixar os cabelos bonitos e saudáveis durante a gestação.

PRINCIPAIS MUDANÇAS QUE O CABELO SOFRE NA GRAVIDEZ

Durante a gestação a mulher passa por diversas alterações hormonais que, além de acarretar mudanças de humor e no sono, provocam transformações nos cabelos. Enquanto em algumas mulheres os fios ficam brilhosos e volumosos, em outras eles podem ficar ressecados e frágeis.

Normalmente, a gestação é benéfica para os cabelos, Entre as alterações hormonais comuns nesse período, está o aumento de estrogênio que faz os fios crescerem por mais tempo. Além disso, há também um maior número de andrógenos, que influencia no crescimento dos pelos.

Em contrapartida, é possível que algumas mulheres fiquem com os cabelos mais oleosos fazendo com que eles se tornem quebradiços devido ao ressecamento causado pelo aumento de progesterona no corpo.

Outra mudança que pode ocorrer durante a gestação é o encrespamento ou alisamento dos fios. Por essa razão, é preciso ficar de olho e trocar o xampu e o condicionador, de acordo com a nova estrutura capilar.

DICAS PARA MANTER A COLORAÇÃO EM DIA

Na gestação, a coloração é um assunto rodeado de dúvidas, principalmente no que se refere à segurança do bebê. Por esse motivo, mesmo não havendo comprovação científica de que a química presente nas colorações prejudique o feto, muitas mulheres acabam renunciando a elas e eu não indico mulheres gestantes a usarem qualquer tipo de química.

TONALIZANTES

Outra alternativa para substituir as tinturas é o uso de xampus tonalizantes, que são menos agressivos. Apesar da desvantagem de ter período de duração curto — até dez lavagens —, a maioria deles não possui amônia e, por isso, não oferecem riscos à gravidez. Mesmo quando esses produtos possuem essa substância, ela não é suficiente para oferecer riscos à gestação.

MÁSCARAS CAPILARES

São procedimentos que agem em poucos minutos e dispensam fontes de calor. Além do mais, possuem ativos como a micro queratina, que são partículas bem pequenas com alto poder de penetração nos fios. Você pode usar máscaras de acordo com seu objetivo.

Cabelos ressecados precisam de máscaras à base de algas vermelhas, vitamina E, macadâmia e óleo de camelina. Para madeixas que precisam de nutrição profunda, aposte nas máscaras à base de figo, D’pantetol, tutano, manteiga de pistache e aminoácidos vegetais.

Quando o objetivo é a reconstrução dos fios danificados, prefira as composições que possuem quinoa e queratina.

IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO

A hidratação é fundamental para a saúde dos cabelos em qualquer fase da vida. Durante a gravidez é preciso ter uma atenção especial, pois, além da exposição natural ao vento, ao sol, à chuva e aos produtos químicos, as gestantes ainda precisam lidar com alterações hormonais de todos os tipos.

A técnica reverte o ressecamento causado por esses fatores, restaurando o brilho do cabelo e permitindo que ele cresça de forma saudável. Como não é indicado o uso de tinturas e outros produtos químicos durante a gestação (principalmente no primeiro trimestre), o jeito é recorrer à hidratação e aos tratamentos menos agressivos.

Dessa maneira, é permitido abusar de máscaras e reconstruções capilares, principalmente se a grávida parou de usar coloração e deseja manter a cor do cabelo e deixá-lo com mais brilho.

Abaixo, você pode conferir alguns benefícios para não deixar a hidratação de lado:

Evita o ressecamento;

Aumenta a resistência dos fios;

Repõe a queratina — principal proteína do cabelo — e a água;

Evita a queda ocasionada pelo ressecamento;

Permite que o cabelo cresça naturalmente;

Deixa os fios bonitos e sedosos.

CUIDADOS DIÁRIOS COM O CABELO DURANTE A GESTAÇÃO

Você já viu que normalmente os cabelos ficam mais bonitos e volumosos durante a gravidez. Mas, isso não é motivo para deixar os cuidados de lado. Quanto mais você tratar bem seu corpo — e isso inclui os cabelos —, melhor.

 

FAÇA HIDRATAÇÕES PERIÓDICAS

É sempre importante hidratar os cabelos, mesmo que eles estejam com aparência saudável. E como as grávidas geralmente apresentam grande volume — já que os fios caem com menos frequência —, a exposição ao sol e outros fatores externos podem prejudicá-los.

A periodicidade das hidratações vai depender do tipo de cabelo e elas devem ser feitas mesmo que o cabelo esteja aparentemente saudável. Os mais danificados devem ser tratados semanalmente. Existem ótimas máscaras capilares com função de nutrir e reconstruir os cabelos.

Compartilhe!