Revista Statto

MITOS E VERDADES SOBRE OS CABELOS

13/03/2020 às 10h41

Toda mulher adora ter seus cabelos bonitos e saudáveis, mas também todas elas sabem que para mantê-lo assim alguns cuidados são necessários, pois o dia a dia, o sol, a poluição, prejudicam muito a saúde dos fios e deixam os cabelos com uma aparência feia e sem vida.

Manter o cabelo saudável é uma questão de escolha, e você pode fazer esta escolha agora mesmo. A seguir você verá o que é verdadeiro e o que é mito nos cuidados de suas madeixas.

Mito – Xampu e condicionador precisam custar caro para ser bons. Saiba que o investimento em tecnologias está ligado diretamente ao valor agregado ao produto, porém, independentemente do valor, o mais importante é acertar no produto para seu cabelo.

Verdade – Pontas duplas só resolvem cortando. Infelizmente essa é uma realidade, o corte é a única opção que realmente resolve esse problema.

Verdade – Cremes de hidratação para usar em casa funcionam. É possível conseguir um cabelo hidratado utilizando bons produtos em casa, para isso é necessário acertar na escolha do produto, levando em consideração que cabelo é proteína e por isso precisa de vitaminas e sais minerais, e que sem elas, podem afetar a crescimento e a beleza dos cabelos.

Mito – Fazer escova regularmente estraga o cabelo. Ao contrário do que se pensava, o secador traz benefícios aos cabelos, desde que seu uso seja numa temperatura moderada. A secagem instantânea causa um selamento de cutículas revelando brilho e maciez.

Mito – Um jato de ar frio após a escova diminui os danos do secador. O jato de ar frio tem o objetivo principal de fixar no cabelo a modelagem conseguida com a ação do calor e diminuir cargas elétricas estáticas que o atrito da escova pode provocar.

Verdade – O ideal é trocar de xampu de vez em quando. O uso prolongado do xampu pode diminuir o efeito pelo uso consecutivo. As moléculas de sabão que são responsáveis pelo arraste da sujeira nos fios, vão perdendo sua eficiência.

Mito – Lavar a cabeça diariamente estraga o cabelo. Depende do cabelo, não é aconselhável, mas não por estragar. Se o cabelo tem muita oleosidade, deve ser lavado diariamente com o cuidado de não esfregar excessivamente o couro cabeludo, para não provocar o efeito rebote, ou seja, aumentar a oleosidade. Pessoas com cabelos secos devem evitar lavagens diárias, pois a oleosidade natural ajuda a proteger os fios.

Mito – Xampu 2 em 1 funciona. Pelo menos como deveria, não. O condicionador que contém nesse tipo de produto impede uma limpeza completa. Provocando um acumulo de resíduo cosmético nos fios dos cabelos

Mito – Faz mal enrolar o cabelo molhado na toalha. Enrolar os cabelos molhados na toalha favorece a retirada excessiva da água, facilitando assim usar o secador, em tempo e temperatura reduzida.

Verdade – Cabelo oleoso precisa de hidratação. Processos químicos e físicos são os principais agentes de desidratação capilar. Portanto, a oleosidade nos cabelos não tira a necessidade de uma boa hidratação.

Verdade – Prender muito o cabelo danifica os fios. O maior problema dessa ação é o risco de provocar alopécia (redução dos cabelos numa determinada área) por tração e/ou calvície definitiva causada pelo estiramento consecutivo do fio de cabelo no couro cabeludo.

Mito – Hidratação térmica é mais eficaz do que a feita a frio. Depende muito do tipo e estado do cabelo, pois se o cabelo foi modificado quimicamente, não será indicada hidratação térmica. Esse tratamento terá um resultado melhor em cabelos virgens. Muitos produtos foram desenvolvidos com muita eficiência para tratamentos a frio e com isso também, diminuindo o tempo do processo.

 

Compartilhe!