Revista Statto

GREAT BLUE HOLE – O BURACO AZUL DE BELIZE

31/08/2021 às 10h24

País da América Central e antiga moradia dos Maias, Belize é, praticamente, do tamanho de Sergipe. A Reserva Cockscomb é um santuário de 52 mil hectares exclusivos para a preservação de 60 a 70 jaguares.

Mas é a cerca de 70 km da costa de Belize que encontramos algo notável. O Grande Buraco Azul, o Great Blue Hole. Um enorme círculo, quase perfeito, de 300 metros de largura e aproximadamente 125 metros de profundidade, bem no meio do recife. E que faz parte do maior Sistema de Barreiras de Corais de Belize, considerado Patrimônio Mundial, pela Unesco.

Com uma deslumbrante tonalidade de azul escuro, que se destaca do tom azul turquesa das águas do Caribe, ele pode ser visto do espaço. Suas águas são tão cristalinas que a luz solar consegue iluminar, tranquilamente, até 60 metros de sua profundidade.

Acredita-se que esse buraco azul, tenha se formado durante a última Idade do Gelo. Sua profundidade e formações rochosas fascinam até os mais experientes mergulhadores, que veem o Great Blue Hole uma das mais enigmáticas e instigantes obras da natureza. Jacques Cousteau (1910-1997), foi uma das primeiras pessoas a explorarem o local, o declarando como um dos cinco principais locais de mergulho do mundo.

Recentemente, uma equipe de cientistas e exploradores, dentre eles, Fabien Cousteau, neto de Jacques Cousteau, desceram em dois submarinos sonares, no grande buraco. Eles descobriram que a cerca de 91 metros de profundidade, o local se torna totalmente escuro e sem vida. A exploração trouxe várias respostas aos pesquisadores, no entanto, alguns mistérios ainda persistem.

Em 2012, o Discovery Channel classificou “O Great Blue Hole” como o número 1 na lista dos “10 lugares mais incríveis da Terra”.

Compartilhe!
SOBRE O AUTOR

Por

POSTS RELACIONADOS
COMENTÁRIOS

0 Comentários

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

IMPORTANTE!
As informações recebidas e publicadas são de responsabilidade total de quem as enviou. Apenas publicamos as matérias e notas que as assessorias de imprensa nos passam. Qualquer problema, envie-nos e-mail relatando o ocorrido que transmitiremos aos devidos responsáveis.
desenvolvido porDue Propaganda