Revista Statto

CORPO E MOVIMENTO

07/03/2020 às 10h48

Todo mundo já sabe que fazer exercícios faz bem para a saúde, mas ter motivação para assumir compromisso em se exercitar pelo menos três vezes por semana é o obstáculo a ser vencido pela grande maioria das pessoas.

Podemos começar a prática de exercícios para atingir algum objetivo específico, como por indicação médica para controle da hipertensão ou para alcançar estereótipo de beleza de um corpo malhado.

A boa notícia é que a abrangência dos benefícios desse hábito saudável vai muito além do corpo físico, exercendo influências psicológicas e neurológicas.

Os exercícios físicos ajudam a diminuir e controlar o peso.

Diminui os riscos de doenças cardíaca com controle da hipertensão, redução do colesterol ruim e aumenta as taxas do bom colesterol.

No tratamento da osteoporose ou osteopenia, levando ao aumento da massa óssea.

Combate à atrofia muscular com ganho de volume de músculos através de exercícios com carga como musculação.

Aumento da resistência muscular e os tendões e ligamentos ficam mais flexíveis.

Alivia o estresse, a ansiedade e combate a insônia.

Muito importante no tratamento da depressão porque a atividade física ajuda a produzir a serotonina que é o hormônio do bem-estar se manifestando como sentimento de alegria.

O tempo dedicado ao cuidado do corpo com os exercícios físicos produz aumento da autoestima.

Cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFJR) em pesquisa que envolveu pesquisadores de diversos países publicaram recentemente resultados de anos de pesquisas sobre a atuação benéfica do hormônio irisina para melhorar o desempenho da memória e evitar o agravamento da doença de Alzheimer.

O resultado dessa pesquisa aponta que hormônio irisina é liberada pelos músculos durante exercícios físicos.

A pratica de atividades físicas é recomendada para todas as idades como quesito necessário para viver com mais disposição, saúde emocional e neurológicas.

Escolher uma atividade física que goste mais de praticar. Seja caminhada, natação, ciclismo, academia ou tantas outras modalidades. Que seja praticada em grupo ou individual.

Corpo e movimento é a combinação perfeita para uma vida saudável e mais feliz.

Compartilhe!