Revista Statto

REMADA NOTURNA

16/04/2019 às 08h46

Você já pensou em estar no meio de uma Lagoa de água tranquila, remando em um caiaque ou numa prancha de Stand Up Paddle e cercado pelas belezas da natureza?

Agora acrescente a este cenário um céu estrelado em uma noite de lua cheia, acompanhado de um agradável clima de verão. Pois é, tudo isso mais se parece com cena de filme francês, mas aconteceu mesmo em Santa Maria, na barragem do DNOS.

Este enredo encantador fez parte de um evento organizado pela Associação Santa-mariense de Esportes Náuticos (Asena), e que tive a alegria de ser um dos idealizadores.

Na Asena, desenvolvemos atividades diversas ligadas aos Esportes Náuticos, mais precisamente modalidades à remo: canoagem velocidade, stand up paddle (SUP) e canoa havaiana.

A ”Remada Noturna”, como batizamos, se tornou um evento especial em nosso calendário, justamente pela peculiaridade envolvida no ato de remar sob a luz do luar.

Em respeito a critérios de segurança, o único pré-requisito para participar é ter praticado, em outra ocasião, alguma das modalidades oferecidas. Pelo mesmo motivo, o uso do colete salva-vidas é obrigatório para todos os participantes.

Para escolhermos o dia, ou melhor, a noite da ”Remada Noturna”, sempre buscamos datas que contemplem a lua cheia, isso facilita a visibilidade dos remadores e claro, torna a experiência ainda mais encantadora.

Nesta última edição, ocorrida em fevereiro, tivemos o privilégio de acompanhar o fenômeno natural conhecido como ”Superlua”, que é quando a Lua Cheia coincide com o momento em que ela se encontra no ponto mais próximo da órbita Terra. Com isso, a sensação é de estarmos realmente mais perto deste astro tão misterioso e encantador.

Ao todo foram 40 remadores participantes. Entre os relatos registrados ficou uma certeza unânime, esta foi uma noite que estará guardada na caixinha dos momentos especiais da memória.

” Foi uma experiência incrível e uma ótima oportunidade de ver o luar em meio a natureza, o que é difícil atualmente para quem reside nas cidades. Acho, também, que é uma excelente oportunidade de vivenciar algo diferente e que nos liga a energia do local e do próprio luar”. (Aline Thomas, Advogada).

” Remar à noite sempre nos traz novas experiências e percepções distintas, mesmo estando no mesmo local. Escutamos melhor o som do remo na água, sentimos melhor os movimentos do caiaque, o ar da noite. A melhor visão que temos é a beleza do luar e silhuetas dos morros”. (Guilherme Rocha, Geógrafo). 

” O esporte por si só nos proporciona momentos de introspecção, porém, remar em uma noite de Lua Cheia é presenciar um espetáculo da natureza e ainda sair com corpo e mente beneficiados. “ (Fernanda Ramos, Fotojornalista).

 

Compartilhe!