Revista Statto

TREINAMENTO FUNCIONAL: FUNCIONAL PARA QUE E PARA QUEM?

03/09/2019 às 16h44

 

O xodó do momento nas academias:
Eficiente, Desafiador e Motivante

Baseia-se  nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. Pode ser feito por qualquer pessoa independente do seu nível de condição física  desde sedentários, crianças, idosos, obesos e atletas, diferenciando os exercícios e adequando conforme nível de dificuldade e limitações.
Um treinamento baseado na funcionalidade, melhora do condicionamento físico como um todo, onde inclui uma seleção de exercícios com a realização de movimentos integrados e multiplanares.
O treinamento funcional pode ser encaixado na rotina agitada e corrida de seu dia-a- dia e na reabilitação de vários movimentos: cada treino tem duração máxima de 50 minutos dependendo das academias, promovendo uma melhor qualidade de vida, onde podem exigir flexibilidade e equilíbrio aumentando a coordenação motora e percepção corporal.

Principais benefícios do treinamento funcional:

-Desenvolve condicionamento, resistência e agilidade;

-Melhora o equilíbrio estático e dinâmico;

-Desenvolve a percepção dos movimentos;

-Aumenta a força muscular;
-Acelera o metabolismo e queima gordura;

-Correção da má postura e desequilíbrios musculares;

-Aumento da estabilidade da região core ;

-Alivia o estresse;
-Melhora as estruturas afetadas por lesão no processo de reabilitação.


Também temos a melhora da incontinência urinária utilizando o treinamento funcional do assoalho pélvico.
Outros princípios importantes que devem ser aplicados nesse treinamento, são: individualidade, sobrecarga progressiva, periodização, especificidade, alinhamento, respiração e a ativação do CORE.

Existe uma relação direta entre atividade física e qualidade de vida, bem como entre atividade física e saúde, a  preocupação em ser e estar saudável já se torna um motivo para a prática trazendo consigo a melhora física e emocional aliviando o estresse do dia-a-dia, tendo um  aumento na satisfação, melhorando assim até o convívio no trabalho, e prazer consigo mesmo.

Portanto, não faça mirabolantes exercícios acreditando estar fazendo funcional, isso pode ser perigoso e causar lesões, procure um professor apto para realização desse treinamento, nem todos os exercícios podem ser feitos para todas as pessoas, um bom profissional saberá adaptar e você obter seu resultado.

“Treinamento Funcional visa melhorar a capacidade funcional, ou seja, a habilidade de realizar as atividades normais da vida diária com eficiência, autonomia e independência”. (CAMPOS; NETO, 2004)

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