Revista Statto

A ESTÉTICA DAS MANCHAS

23/04/2019 às 09h20

As famigeradas manchas são motivo de grande insatisfação estética, principalmente as faciais, por isso, o assunto serão elas!!

Existem 5 tipos de manchas não malignas que podem aparecer no corpo e no rosto, porém todas tem uma semelhança: escurecem com a exposição aos raios solares.

Para ficar mais fácil de entender como acontece o processo da formação de manchas, escrevi abaixo, de forma simplificada, dois conceitos importantes:

  • – Melanócito: célula da nossa pele que produz pigmento acastanhado/marrom, a Melanina.
  • – Melanina: é produzido como uma forma de defesa do nosso corpo frente a exposição à radiação UV e a agressões.

 

– 5 tipos de manchas:

  1. Melanoses ou manchas senis: são manchas que nos mostram o “histórico” da pele, pois surgem devido ao excesso de exposição solar. São escuras e arredondadas.
  2. Efélides ou sardas: surgem na infância ou adolescência. Ficam mais escuras e também pode ocorrer aumento do número de “sardinhas” com a exposição solar.
  3. Manchas de pós-acne: são manchas devido a hiperpigmentação pós-inflamatória, ou seja, qualquer lesão que tenha ocorrido processo inflamatório, que inicialmente fica “vermelhinha”, pode sim se tornar uma mancha marrom.
  4. Ceratose seborreica: que muitas vezes são confundidas com verrugas, são lesões ásperas, escuras ou esbranquiçadas. Podem surgir no rosto, no couro cabeludo, nos membros e tórax. É uma lesão benigna, mas que merece atenção!!
  5. Melasma: Infelizmente ainda não existe explicação científica para a origem do melasma. O que observamos é que, geralmente, ele é desencadeado por alterações hormonais: gravidez e uso ou troca de pílula anticoncepcional … e se associado a exposição solar e ao calor, piora!!

São manchas acastanhadas em forma de “mapa”, que podem aparecer nas maçãs do rosto, buço e testa; e mais raramente em colo e braços.

Existem diversos tratamentos para o melasma, porém, nenhum dos tratamentos tem como objetivo a morte dos melanócitos, ou seja, sempre que houver um estímulo (sol ou agressão), eles tendem responder com aumento da produção de melanina… e a mancha pode aparecer novamente. Mas…é possível controlar esse processo com sucesso!!

Obs: Quando ocorre a morte dos melanócitos na região, aí temos outro problema, que é a formação de uma mancha hipocrômica, ou seja, uma mancha branca – irreversível!!

Por isso é fundamental ir com calma no tratamento, ter muito comprometimento…e confiança no profissional escolhido para tratar suas manchinhas!!

  • Possíveis tratamentos estéticos para manchas:

Os tratamentos para as manchas podem ser vários: dermocosméticos, peelings despigmentantes, luz intensa pulsada, jato de plasma e lasers.

Por isso, a consulta estética é fundamental, pois é nela que o profissional conseguirá identificar o tratamento mais adequado para sua pele e estabelecer um protocolo efetivo!! Como escrevi anteriormente, existem 5 tipos de manchas, cada tipo possui características diferentes!!

Consulta/avaliação errada = tratamento errado = dinheiro desperdiçado!!

  • Quais profissionais podem atuar na estética?? (…ai que vem a confusão!!)
  • Tecnólogos e Estética e Cosmética (Estetocosmetólogos), Biomédicos e Farmacêuticos (desde que devidamente habilitados conforme exigência dos respectivos conselhos de classe – Especialistas com especialização concluída!!) e médicos dermatologistas.
  • Obs: agora, em fevereiro de 2019, foi regulamentado a Harmonização Orofacial para odontologia e os primeiros cursos de pós-graduação já abriram inscrições!!

O que realmente muda entre as formações são as limitações estabelecidas pela regulamentação de cada profissão…além da ética e do bom-senso do profissional em respeitar essa regulamentação.

Por isso, vou eternamente falar que: conheça o profissional, busque referencias e não se baseie em fotos de “antes e depois” (ato proibido pelos Conselhos de Classe).

Você é um ser único…e photoshop, infelizmente, só funciona no computador/celular!!

 

Compartilhe!
Clarissa Denardin Niederauer

Por

Santa Maria/RS