Revista Statto

MUSCULAÇÃO FEMININA

19/05/2019 às 16h33

Quem não quer ter um corpinho malhado, torneado e livre daqueles insistentes pneuzinhos? Então está na hora, prepare-se entrar em forma com uma das práticas desportivas mais comuns nas academias de ginástica: a musculação.

Para que isso aconteça, tem de se puxar, pois, seja para perder peso, aumentar ou definir a musculatura, evitar lesões e até tratá-las, a prática desse exercício garante um corpo “sarado’, bonito e o melhor de tudo, super saudável.

Foi-se o tempo, em que se ouvia as pessoas falarem, que a musculação deixava o corpo masculinizado, sem curvas e com músculos exagerados, o que, consequentemente, acabava afastando as mulheres das academias.

Com o avanço das técnicas de musculação, com profissionais cada vez mais especializado para atender o público feminino, elas estão se conscientizando de que é possível, sim, praticar a musculação e conservar uma silhueta delicada e bem feminina. O segredo? Como tudo na vida é não exagerar.

Para não correrem o risco de executar exercícios de forma errada e consequentemente evitarem lesões que poderão ser sérias, muitas mulheres recorrem a um personal trainer, porque querem um trabalho mais orientado e bem específico e, principalmente, que direcione o melhor caminho para o resultado que elas desejam.

Aliado ao aumento da autoestima, outra vantagem importantíssima é que a musculação ajuda a diminuir o colesterol, melhorando a circulação sanguínea, além de ser uma grande aliada na prevenção da osteoporose e no alívio dos sintomas da artrite, já que a prática da atividade fortalece os músculos que dão suporte às articulações.

Aquelas que preferem um resultado mais rápido, aliam a combinação dos exercícios com o uso regular de suplementos alimentares. Como o nome já diz, estes produtos servem para suplementar a falta de substâncias na reposição dos músculos. Normalmente, os mais procurados são os que têm efeito de aumento de massa magra, que é o músculo, e aqueles que queimam gordura.

Porém, não é qualquer pessoa que pode fazer o uso desses produtos, nem os consumir de forma exagerada e, sempre sob orientação de um nutricionista, pois esse profissional, que irá avaliar as carências de seu organismo, auxiliar o que deve ser usado e orientar sobre os prós e contras do uso de qualquer suplemento.

O treinamento com pesos é uma atividade totalmente versátil – com variáveis de cargas e velocidade controláveis – que pode ser praticada por pessoas de diversas idades para diferentes objetivos, sempre acompanhado de um profissional capacitado para atender as necessidades individuais de cada um.

Na realidade, todos podem fazer musculação, mas pessoas com hipertensão têm que ter um controle maior. Aqueles que têm algum problema na estrutura óssea á recomendado um trabalho especifico, mas isso não quer dizer que não possa fazer, ao contrário, é até aconselhável.

A atividade física é recomendada para pessoas da terceira idade, que ao se exercitarem estão fortalecendo o corpo e combatendo muitas doenças degenerativas como: Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, entre outras.

A gestante também pode praticar musculação desde que seja liberada pelo seu médico e acompanhada por um profissional que seja especialista no assunto. Se a gestante já praticava musculação antes de engravidar será ainda mais fácil, pois basta continuar os exercícios reduzindo um pouco o risco e adequando os movimentos para que não ocorra pressão sobre a região do abdome.

Para quem não sabe, a musculação pode ser uma das formas mais seguras de “mexer” o corpo, principalmente quando os movimentos são lentos, controlados e bem definidos. Entretanto, como qualquer outra forma de exercício, a execução incorreta pode resultar em lesões.

Claro que podem ocorrer vários problemas de lesão, tanto na musculatura, como o rompimento de um músculo pelo excesso de peso, na articulação, decorrente de uma inflamação pela má execução do movimento e aos que já possuem algum problema hereditário, como pressão alta, o risco de piorar o caso é muito grande.

Portanto, para evitar todos esses problemas é de extrema importância o acompanhamento de um profissional. Ele vai fazer uma avaliação geral, indicar os alongamentos mais adequados para antes e depois dos treinos, a carga de peso ideal nos aparelhos, enfim, ele vai traçar o melhor caminho para uma musculação perfeita.

BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO PARA AS MULHERES:

  • ACELERA O METABOLISMO: Aumenta a eficiência em metabolizar a gordura, proporcionando ganho de massa magra e proporcionando alterações nos hormônios femininos o que contribui para aumentar o metabolismo.
  • DIMINUIÇÃO DO PESO: Com a melhora em metabolizar gordura o tecido adiposo (gordura) do seu corpo diminui, e você não perde gordura somente no treino, em repouso também.
  • MELHORA DA AUTO ESTIMA: A musculação proporciona um corpo mais torneado, e com isso a sua autoestima sobe bastante. É mito que as mulheres ficam musculosas somente com os treinos musculares, para você ficar musculosa em exagero é necessário ingerir hormônios, somente o treino não resultará em músculos exagerados.
  • BENEFÍCIOS CARDÍACOS: Vários estudos já comprovaram a eficiência do treinamento muscular para prevenção e tratamento de patologias cardíacas.
  • PREVENÇÃO DE OSTEOPOROSE: A musculação traz mais força e resistência para os músculos, articulações e ossos, sendo o treinamento muscular o mais eficiente para tratar e prevenir a osteoporose.

Lembre-se sempre, você pode treinar de maneira tão intensa quanto o homem para poder conquistar bons resultados na musculação, mas é importante sempre uma boa orientação com a finalidade de tornar o treino efetivo e seguro.

Bons treinos!

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