Revista Statto

PERGUNTAS A FAZER NA SUA PRÓXIMA VISITA AO GINECOLOGISTA

26/12/2019 às 16h44

Se você é sexualmente ativa, provavelmente já foi ao ginecologista pelo menos uma vez na vida. Se ainda não foi, você precisará fazer isso o mais rápido possível e, se não o fizer pelo menos uma vez por ano durante o ano, precisará colocar isso na sua agenda também. Não importa o quão desconfortável seja ou o quão estranho você se sinta, essa é sua obrigação para com a sua saúde. Também é sua obrigação manter-se informada sobre o que está acontecendo lá embaixo em suas partes íntimas. É claro que não se espera que você saiba tudo, mas você deve ter uma boa noção de da maior parte disso – e o que você não sabe, você definitivamente deve perguntar. Assim sendo, aqui estão algumas sugestões de perguntas para você fazer durante a sua próxima incursão ao consultório do ginecologista.

20 perguntas a fazer na sua próxima visita ao ginecologista:

  1. QUE TIPO DE ANTICONCEPCIONAL DEVO TOMAR?

Se você já está no controle da natalidade ou está pensando em mudar seu método, esta é uma discussão importante a ter com seu médico, especialmente se você não está amando o que quer que esteja usando agora.

  1. TUDO BEM ME DEPILAR COM CERA?

Os ginecologistas têm opiniões diferentes sobre isso, principalmente quando se trata dos médicos brasileiros. Mas não se preocupe! Seu médico te guiará na direção certa, especialmente sobre quando é cedo demais para fazer sexo depois de uma depilação.

  1. COMO SEI SE TENHO UMA DST?

Super importante que você conheça os sintomas destas doenças. Algumas DSTs causam danos ao longo da vida. Assim sendo, informe-se bastante. Quando você estiver no consultório do seu ginecologista, não tenha vergonha de levantar esta pergunta.

  1. COMO SEI SE TENHO UMA INFECÇÃO URINÁRIA?

A micção dolorosa pode ser um sintoma de várias coisas, por isso é melhor acabar com a dúvida e perguntar ao ginecologista se você pode ter uma infecção de urina. Assim, seu médico irá solicitar os exames necessários para tirar suas dúvidas.

  1. COMO FAZER UM AUTO-EXAME DE MAMA?

Embora menos de 5% dos casos de câncer de mama sejam em mulheres com menos de 40 anos, você ainda deve ter o hábito regular de fazer um autoexame. O seu ginecologista pode mostrar exatamente como fazer isso.

 

  1. TODAS AS VAGINAS TÊM AQUELE CHEIRINHO?

Resposta curta: sim. E, embora haja uma variação na potência do cheiro, dependendo de hormônios e dieta, seu ginecologista pode verificar e debelar qualquer medo sobre o cheiro da sua vagina.

  1. O QUE HÁ COM MEUS PEQUENOS E GRANDES LABIOS?

Semelhante à nossa preocupação com o cheiro da vagina, muitas de nós estamos preocupadas com a aparência dela, principalmente dos lábios.

Se você está se perguntando como seus lábios são avaliados, pergunte ao seu ginecologista. Você não será a primeira mulher a perguntar sobre isso.

  1. POSSO FICAR GRÁVIDA DURANTE O SEXO PERÍODO?

Talvez! Mas o seu ginecologista pode te ajudar a descobrir a probabilidade disso, porque geralmente são mulheres com ciclos curtos que mais correm esse risco.

  1. QUAL A QUANTIDADE NORMAL DE CORRIMENTO?

Certifique-se de saber a diferença entre colheres de chá e colheres de sopa antes de começar a contar o que está acontecendo com a sua calcinha.

Caso tenha dúvidas, pergunte ao ginecologista se você tem corrimento anormal ou não.

  1. COMO SEI QUE TENHO UMA INFECÇÃO POR FUNGOS?

Só porque você tem coceira não significa que tenha uma infecção por fungos.

Outros microrganismos podem também provocar sintomas similares. Portanto, certifique-se de esclarecer se aquela coceirinha é um desequilíbrio na flora natural da vagina ou se você tem algum outro problema mais sério.

  1. QUANTAS VEZES DEVO FAZER TESTES DE DST?

Isso depende da sua vida sexual e dos seus fatores de risco, então pergunte definitivamente. Você quer ficar por dentro disso com certeza.

  1. EXISTE ALGO A SER ADOTADO PARA TPM?

Porque às vezes o bom e velho buscopam simplesmente não acaba com as cólicas e a sua alimentação e demais hábitos de vida podem estar afetando o modo como a sua TPM se apresenta.

  1. QUAL É O MELHOR MOMENTO DO MEU CICLO PARA NÃO ENGRAVIDAR?

Embora a maioria dos ginecologistas aconselhe contra o método do coito interrompido como uma forma de controle da natalidade, ainda é bom saber quando você está ou não na zona de segurança.

  1. QUAL É A MELHOR HORA PARA ENGRAVIDAR?

Você sabe, caso esteja pronta para embarcar no trenzinho do bebê, faça esta pergunta e que reine a alegria!

  1. POR QUE NÃO TENHO ORGASMOS DURANTE O SEXO?

As estatísticas mostram que até 30% das mulheres lutam para atingir o orgasmo

Embora na maioria dos casos seja apenas uma questão de aprender a trabalhar com seu corpo ou mostrar a outra pessoa como trabalhar com ele adequadamente, às vezes este problema se deve à DSF (disfunção sexual feminina).

Por isso, não se esqueça perguntar sobre a quantidade e qualidade de seus orgasmos, pois é algo que você deve mencionar.

  1. DEVO EU USAR DUCHAS VAGINAIS?

A vagina faz um bom trabalho em se limpar sozinha, mas algumas mulheres querem se sentir “mais limpas”. Seu ginecologista pode ajudar.

Pergunte sobre duchas e limpeza do canal vaginal para que você possa ser orientada sobre os melhores métodos de higiene intima no seu caso.

  1. O QUE PODE SER DOR NA VAGINA?

Pode ser uma de várias coisas, mas você não saberá até que você a traga a questão à tona.

  1. O QUE SIGNIFICA SE MINHA VAGINA COÇAR?

Novamente, pode ser uma infecção, sua dieta ou algo do seu corpo. Somente seu ginecologista pode lhe dizer com certeza.

  1. POR QUE O SEXO MACHUCA ÀS VEZES?

Isso é mais comum do que você imagina, portanto, não tenha medo de perguntar. Você pode estar ficando tensa durante o ato sexual ou pode ter algum outro tipo de problema que precisa ser avaliado!

  1. QUE TESTES E / OU EXAMES EU DEVO FAZER ESTE ANO?

Dependendo da sua idade, da saúde da sua vagina e da atividade sexual, isso realmente varia para todos.

Compartilhe!