Revista Statto

AS FLORES DE BACH

13/03/2021 às 17h12

Nos momentos de Desafio, as flores podem nos salvar

Estamos vivendo num mundo cheio de conflitos, informações, desinformações, mentiras, verdades, histórias ou vivências, e cada vez mais, diante de tudo isso nos sentimos perdidos, confusos e sem “certezas”.

Cada um de nós reage a sua própria maneira, alguns tem raiva, outros medos, há ainda os inseguros, os que fogem, aqueles que atacam, e muitos que sem esperança ou fé desistem.

O médico inglês Edward Bach em 1930 descobriu que as flores tinham o poder de nos tirar destes estados emocionais e mentais conturbados e de nos devolver a paz e harmonia para seguirmos a vida e realizarmos o que nos propomos diariamente.

Caminhando pelas ruas de Londres, ele se deparou com um jardim e passou a observar algumas lindas flores, que continham em suas pétalas o orvalho depositado pela noite. Elas lhe pareceram tão próximas e convidativas que ele, num movimento inesperado retirou uma pequena florzinha de seu caule e levou à sua boca, absorvendo o líquido ali contido.

Qual foi sua surpresa quando notou que em contato com seu corpo, o líquido lhe trouxe um suave relaxar e até mesmo uma alegria inexplicada. O que haveria naquele elixir da natureza que o fizera sentir-se tão bem quase que imediatamente?

Essa pequena vivência abriu todo um campo de busca de conhecimentos, experimentos e estudos que passaram a determinar a vida daquele médico a partir de então. Foram assim muitos anos andando pelos campos de vários lugares a procurar novas flores e descobrir suas missões com os humanos aqui na Terra.

Após todos os dedicados estudos o médico inglês compôs um Sistema chamado Florais de Bach, composto por 38 essências retiradas de flores nascidas ou cultivadas na Inglaterra. Seu trabalho foi reconhecido mais do que tudo após a sua morte com 43 anos, e a partir de sua experiência, após os anos 80 muitos pesquisadores pelo mundo todo passaram a compor seus sistemas florais advindos das espécies locais tais como: Sistema californiano, australiano, flores do deserto, flores das regiões geladas e tantos mais. Aqui no Brasil temos o sistema de Minas, Filhas de Gaya, flores do planalto central, Sistema de Joel Aleixo, florais de Sant Germain e ainda outros.

O que tudo isso pode significar?

Que finalmente nós abrimos mais profundamente ao poder de Cura da própria Natureza e para as qualidades divinas existentes nas flores, que não estão na nos campos somente para embelezar o mundo, mas sim para ajudar a curá-lo.

Hoje em dia, os florais são utilizados na veterinária e também no cuidado de pragas nas grandes plantações, mas é claro que o objetivo maior do médico inglês era curar e cuidar de seus pacientes para que pudessem ter uma vida sadia, mas, mais do que isso, ele percebeu que as flores acordam dentro de cada um de nós as qualidades, talentos e habilidades escondidas e que por trás de uma emoção de medo por exemplo, pode existir uma coragem apagada ou esquecida e é neste momento que a linda flor amarela de Mimulus nos diz “acorde sua força, sua coragem e siga adiante”.

As flores conversam com nosso sistema de forma a trazer consciência de tudo que estamos lidando, da forma como nós mostramos e vivemos a vida, infelizmente, tão distantes de nossa “Alma”, ou seja, de nossa parte espiritual. Dr. Bach dizia que a doença é simplesmente uma maneira que nossa Alma encontrou de dizer a nossa personalidade de que não estamos indo pelo caminho certo e perfeito para nós.

A beleza de tudo isso está no fato de podermos fazer uma Terapia com as flores, trabalhando mês a mês com os temas que nos são difíceis, com as dores do passado e com a esperança do futuro. No entanto, os florais também podem ser utilizados momentaneamente para lhe ajudar a se acalmar para uma prova ou entrevista, para viver um luto, ou qualquer situação circunstancial em que você necessite de apoio para seguir.

Nos momentos atuais os florais tem sido o “grande amigo” de muitos para vencerem os medos, as depressões, os pânicos e acima de tudo as incertezas do futuro.

Se você está precisando de lindas amigas, eu lhe apresento as flores que podem lhe dar as mãos nos momentos de desafio. Podemos trabalhar dentro dos 7 grupos que o dr. Bach organizou, trazendo ajuda e conforto para lidar com o MEDO, com as INSEGURANÇAS, o afastamento e DESINTERESSE, para com a SOLIDÃO, a sensação de VULNERABILIDADE excessiva, o STRESS e CANSAÇO, a CARÊNCIA e a NECESSIDADE exagerada de OBTER APOIO DOS OUTROS.

Você poderá consultar um terapeuta floral perto de você, ele é o profissional indicado para compor uma fórmula ou um bouquet como chamamos na linguagem das flores, e você poderá então se beneficiar muito do carinho e amor que as flores podem oferecer.

Se quiser saber mais sobre o tema, ou fazer uma consulta online entre em contato através do Instagram elainepera.

Compartilhe!
SOBRE O AUTOR

Por

POSTS RELACIONADOS
COMENTÁRIOS

0 Comentários

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

IMPORTANTE!
As informações recebidas e publicadas são de responsabilidade total de quem as enviou. Apenas publicamos as matérias e notas que as assessorias de imprensa nos passam. Qualquer problema, envie-nos e-mail relatando o ocorrido que transmitiremos aos devidos responsáveis.
desenvolvido porDue Propaganda