Revista Statto

PSICANÁLISE: A ARTE DE LIDAR COM A ALMA

26/04/2021 às 18h39

Para que a leitura se torne melhor compreendida, faço algumas observações que ajudarão a lapidar não apenas o entendimento da exposição, mas também o objetivo e proposta a que trazemos a apresentação da psicanálise em uma visão com menor complexidade e maior abrangência, por isso não farei muito uso de pontuações técnicas ou abordagens de terminologias específicas, caso seja necessário a utilização de termos técnicos farei a devida explicação para evitar prosseguimento sem entendimento, pois o intuito é apresentar a psicanálise em sua forma mais simples quanto possível para desmistificar, esclarecer e quiçá, despertar o interesse na aquisição de conhecimentos mais profundos que levem o leitor a se descobrir como psicanalista, ou ainda lançar um olhar sob outras perspectivas de entendimentos que possibilitem relativizar padrões por parte de psicanalistas mais experientes e portanto atuantes nessa seara da saúde mental.

A psicanálise na essência de sua estrutura possui uma vasta conexão com fragmentos de particularidades que dão sentido ao entendimento do comportamento humano influenciado pela sua psique e em particular pelo inconsciente, protagonista desse estudo que assim como outras searas do saber exige um despertar motivado pela vocação, seja nata ou adquirida. 

O pai da psicanálise afirmou essa, ser uma ciência natural, porém imergindo em águas mais profundas no conceito da psicanálise como ciência, encontrei elementos que me asseveram uma certeza ainda mais abrangente que vai além de uma ciência natural, sendo também uma ciência da alma, entendendo-se como alma a matéria animada pelo espírito.  Ressalto que esse posicionamento está plenamente dissociado de conceitos religiosos, pois trata-se de evidências reconhecidas pela própria natureza científica.

Psicanálise é um campo clínico teórico de investigação que baseia-se na hermenêutica (estudo investigativo e interpretativo).  É uma ciência de práticas e estudos independentes e autônomos que se utilizam da principal matéria prima nobre, “o inconsciente”.  Em sua principal metodologia aplica-se a livre associação que sugere ao analisando falar sobre qualquer assunto que lhe vier naquele momento como ponto de partida na jornada trilhada entre analista e analisando.

A psicanálise não promove cura, ela oportuniza o encontro entre o analisando e suas razões dentro de sua realidade e isso apazigua seus desconfortos psíquicos devolvendo o bem-estar ao longo das sessões.

Em sua metodologia a psicoterapia analítica imerge no inconsciente do analisando buscando pontos recalcados, muitas vezes não percebidos que estão gerando distúrbios ou transtornos.  Esses conteúdos são trazidos do inconsciente para serem tratados no consciente.  Essa transferência é trabalhada através de técnicas específicas da psicanálise o que a diferencia da psicologia e psiquiatria.

Na psicanálise não existe fórmula ou metodologia generalizada, toda a subjetividade humana é respeitada como mola propulsora de uma ética estruturada por assim dizer, sob o entendimento que o tratamento é conduzido conforme a singularidade de cada sessão, cada analisando, cada caso e cada nova descoberta.

Um analista não prescreve medicamentos, não apresenta diagnóstico embora faça parte de seu processo analítico a identificação da patologia.  O analista é um fiel depositário dos conteúdos que o analisando transfere para a pessoa do psicanalista.

A relação psicanalista e analisando é um contexto de laço terapêutico que envolve fala incondicional e escuta com disciplina e técnicas sustentadas pelas colunas da ética.

Como psicanalista, entendo que todas as demandas de meus pacientes buscam inconscientemente o amor, que em alguma parte de sus história deixou uma fenda que lhe envolveu de algum desconforto psíquico e por isso procurou a psicoterapia.  Por isso que tenho como lema da alma que coloco em meu ofício, a seguinte expressão: “Onde houver demanda pela vida humana, a psicanálise fará ecoar sua voz de auxílio”.

Compartilhe!
SOBRE O AUTOR
José Gomes da Silva

Por

POSTS RELACIONADOS
COMENTÁRIOS

1 Comentário

  1. Avatar

    Excelente texto, bem explicativo e de fácil compreensão, esclarecendo de forma precisa o que é a psicanálise.

    Comentário por Ana Cristina - dia 28 de abril de 2021 às 02:08
ESCREVA UM COMENTÁRIO

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

IMPORTANTE!
As informações recebidas e publicadas são de responsabilidade total de quem as enviou. Apenas publicamos as matérias e notas que as assessorias de imprensa nos passam. Qualquer problema, envie-nos e-mail relatando o ocorrido que transmitiremos aos devidos responsáveis.
desenvolvido porDue Propaganda