Revista Statto

DICAS DE COMO MANTER SUA AUTOESTIMA

21/05/2020 às 18h03

Por DANY PIMENTA

Falar sobre autoestima é algo que gosto muito pois percebo o quanto ela influencia a vida das pessoas.

Nossa autoestima começa se formar na infância onde aprendemos e absorvemos conteúdos, aspectos e vivências que vão constituir traços da nossa personalidade. É assim que constituímos nossa autoestima, passando do egocentrismo onde deixamos de ser o centro de tudo para ser um ser social respeitando as diferenças e aceitando as individualidades.

Nosso primeiro contato é com a mãe sendo ela a nossa referência de amor e proteção. Vocês já pararam para ver o quanto absorvemos de nossas mães? O quanto seus conceitos e críticas influenciam na nossa personalidade e comportamento?

A autoestima tem ligação direta com essa relação estabelecida com nossa mãe. Desde pequenos aprendemos a nos cuidar e consequentemente nos amar, pois só se cuida quem se ama.

E esse amor que você tem por si mesmo é que estabelece se sua autoestima está elevada ou baixa.

Para você que precisa estar sempre com alta estima deixo aqui algumas dicas básicas para aplicar no seu dia a dia:

  • Faça uma tatuagem mental: tatue na sua mente a frase “Isso não é comigo”! E use sempre quando alguém despejar palavras que possam te magoar ou te diminuir. Muita coisa que as pessoas falam é do que está cheio seu coração e sua própria vida. Então não se contamine!
  • Olhe no espelho diariamente: você precisa assimilar a pessoa que você é. Quando se olhar no espelho veja o quanto você é forte e já superou tantos obstáculos. Veja o leão que existe em você!
  • Aceite sua imagem: aceitar sua imagem é aceitar você mesmo. Aceitar seu corpo, suas características e sua maneira de ser. Quando você se ama e se valoriza as pessoas passam a te respeitar do jeito que você é. Por trás de um corpo há um ser com sonhos, qualidades e acima de tudo uma vida. Uma pessoa que não se resume a padrões sociais nem tampouco estereótipos. Mas um indivíduo que tem o direito de ser respeitado do jeito que é.
  • Liberte-se de relações tóxicas: Para estar bem você precisa se distanciar de pessoas tóxicas. Pessoas que por mais que você ame e que acredite que precisa delas, lhe fazem mal com comentários, gestos e comportamentos.
  • Relacionamentos que não te acrescentam nada de positivo são desprezíveis. Pense nisso!
  • Alimente sua paz interior: quando estamos bem interiormente, exteriorizamos e nos tornamos pessoas mais alegres e felizes. A felicidade não é algo que depende dos outros, mas de você. É um estado de espírito.

Se achou que é difícil e que não vai conseguir, então comece, pois, é um exercício diário que vai com certeza melhorar sua mente e consequentemente sua vida. Mente sã, corpo são! Tenho uma frase que coloco todo dia em prática e quero compartilhar com vocês: O céu é o limite! Então não há nada que possa impedir seu bem-estar a não ser você!

Compartilhe!
SOBRE O AUTOR

Por

POSTS RELACIONADOS
COMENTÁRIOS

0 Comentários

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

IMPORTANTE!
As informações recebidas e publicadas são de responsabilidade total de quem as enviou. Apenas publicamos as matérias e notas que as assessorias de imprensa nos passam. Qualquer problema, envie-nos e-mail relatando o ocorrido que transmitiremos aos devidos responsáveis.
desenvolvido porDue Propaganda