Revista Statto

13 MOTIVOS PARA VOCÊ NÃO ACREDITAR NO AZAR

13/03/2020 às 19h03

1- Jogar sal sobre o ombro esquerdo – lenda turca que acreditava viver anjo mau desse lado do ombro, nos tentando (como se precisássemos dele…).
2- Cruzar os dedos – no Império Romano, onde os cristãos eram caçados, era a forma de se fazer o sinal da cruz sem ser notado (sempre se acha um jeito…).
3- Ferradura – lenda de um ferreiro do século XX que tinha pé torto (se propagou por conta do ato de contar pontos – famoso “telefone sem fio”).
4- Trevo de quatro folhas – há diversas versões desde o tempo de Adão e Eva, mas sorte mesmo traz a quem encontra, porque são raros.
5- Figa – história vinda da Grécia. O dedão entrelaçado pelos outros dois dedos significava símbolo fálico. Usado entre as mulheres como amuleto de fertilidade (faz sentido).
6- Passar sob a escada – se não levar em conta o que se conta, a santíssima trindade não está nem ai para as crenças populares e até tem sorte quem passar por baixo, contanto que nenhum pintor derrube sua lata de tinta.
7- Chinelo virado – maldição lançada pelas mães brasileiras na década de 1960, para que os filhos que vinham de fora com os chinelos sujos os deixassem virado para cima e assim não sujassem a casa. Pode até ficar com raiva da sua mãe por ter te ensinado errado, mas ela não vai morrer por conta disso.
8- Quebrar espelho – na antiguidade os espelhos eram vistos também como reflexos d’água e uma vez quebrados não podia-se mais se praticar a adivinhação, só isso. Os romanos é que acreditavam na renovação do ser a cada sete anos (nenhum de nós precisa ir onde Maria vai!).
9- Gato preto – Na idade média os pretinhos eram associados as bruxas por ter vida noturna. Diziam-se que eram bruxas disfarçadas (se for assim a minha é das comilonas).
10- Correntes de orações – não, você não vai ter anos de azar, nem vai ser atropelado se deixar de passar correntes (por via das dúvidas compartilha aí…)
11- Caindo faca ou tesoura – briga na certa se cair com ponta para baixo, então você faz o sinal da cruz, cruzando a lâmina no chão e tudo bem… (quem dera se fosse tão fácil  assim, pois quem quer brigar, briga e pronto).
12- Responder quando chamam seu nome – se ouvir seu nome e responder e não for ninguém, é a morte te chamando (manda ela esperar).
13- Bater na madeira três vezes – atrai sorte, principalmente se você não fez nada errado e nem deixou seu rabo preso.

Compartilhe!