Revista Statto

MITOS E VERDADES: SERÁ QUE A FELICIDADE É MESMO PARA TODO MUNDO?

20/01/2021 às 21h24

Todo mundo chega num certo ponto que quer melhorar sua vida de alguma forma. E ser mais feliz talvez seja uma das questões que as pessoas mais anseiam. Pode não ser tão evidente, mas nós buscamos pela aprovação das pessoas, queremos que reconheçam nossas mudanças internas e externas.

Queremos ganhar mais dinheiro, provar nosso valor realizando algo que é bem visto socialmente. Mas será que o conhecemos na sociedade como sinônimo de sucesso e felicidade realmente é o que nos faz sentir realizados?

Nós fomos apresentados à clássica visão do que é viver e ser feliz como ter um bom emprego, boa aparência, construir família, viver com conforto, etc. E existem duas teorias que colaboram com essa visão.

A primeira delas, a Teoria do Desejo que diz que desejar algo contribui para a sua felicidade. Mas na verdade é apenas a realização temporária, um prazer momentâneo. Já a segunda, a Teoria da Lista de Objetivos, defende que a felicidade consiste em atingir metas que trazem benefícios, por exemplo: crescer na carreira, ter amizades, ser saudável, viver com conforto, estar de bem com a aparência.

Alguns mitos e verdades sobre Felicidade:

Para Martin P. Seligman, essas teorias não consideram o que de fato é felicidade pois focam apenas em prazeres momentâneos. Então vale a pena derrubar alguns mitos a respeito da felicidade.

A FELICIDADE É PARA TODO MUNDO? MITO OU VERDADE?

VERDADE. Mas como a felicidade é algo subjetivo e individual, o que faz uma pessoa feliz não necessariamente será igual para outra. E para que todo mundo tenha uma base do que é felicidade, é a combinação do quanto nos sentimos satisfeitos com a nossa vida X o quanto nos sentimentos bem no dia a dia.

A FELICIDADE SÓ É COMPLETA, QUANDO A GENTE TEM ALGUÉM. MITO OU VERDADE?

MITO. A felicidade é algo individual. E estar com alguém na verdade completa o significado do que é ser feliz em um relacionamento sejam eles afetivos, familiares, interpessoais. Uma rede de relacionamento saudável contribui para que você se sinta mais feliz, recebendo o suporte e incentivo em suas escolhas e desafios no dia a dia.

A FELICIDADE NÃO É PLENA. MITO OU VERDADE?

VERDADE. A vida acontece e não são apenas flores. E todo mundo está sujeito a passar por algum tipo de desafio. Mas o que a ciência fala sobre isso é que é importante passar por esses desafios, pois é justamente neles que desenvolvemos nosso autocontrole, resiliência, esperança e perseverança, por exemplo.

SE NÃO FORMOS FELIZES NA JUVENTUDE NUNCA MAIS SEREMOS. MITO OU VERDADE?

Totalmente MITO. Não existe prazo para ser feliz. Nós podemos recomeçar a todo instante, não existe uma linha de chegada. Explorar sua curiosidade, aprender algo novo, viver experiências diferentes. Cabe a cada um definir seus interesses e no próprio ritmo descobrir o que traz felicidade.

NÃO DÁ PRA SE CONSIDERAR COMPLETA OU COMPLETO COM UM EMPREGO QUE NÃO ME DÁ DINHEIRO. MITO OU VERDADE?

MITO. É possível ser super feliz com um trabalho que traga satisfação e realização e infelizmente não ser remunerado como gostaria ou merece. Pode ser que seu trabalho traga a oportunidade de ser extremamente criativa(o), suas ideias sejam sempre muito bem recebidas por todos, mas não existe uma recompensa financeira equivalente. Assim como pode estar em um trabalho que oferece um excelente programa de remuneração e ainda assim não se sentir satisfeita(o) com o que exerce no dia a dia.

Tem muito mais a ver com o uso das suas forças de caráter – pontos fortes e positivos da sua personalidade – do que com o dinheiro em si.

Notas Finais

A necessidade de questionar a felicidade muitas vezes vem de uma insatisfação em uma ou várias áreas da nossa vida. Mas é importante que as mudanças venham de uma autoconsciência a respeito de seus sentimentos, pensamentos e emoções. E que eles não sejam abafados pelo consumo de coisas que prometem felicidade. Que é muito comum, visto que estamos rodeados de muita distração com o aumento do uso de tecnologia e consumo de conteúdo através das redes sociais.

Ajudo mulheres a redesenhar seu estilo de vida para que saiam do piloto automático e façam escolhas de vida conscientes para o seu futuro. Você me encontra no Instagram como @sounathaliareis

Compartilhe!
SOBRE O AUTOR
Nathalia Reis

Por

POSTS RELACIONADOS
COMENTÁRIOS

0 Comentários

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

IMPORTANTE!
As informações recebidas e publicadas são de responsabilidade total de quem as enviou. Apenas publicamos as matérias e notas que as assessorias de imprensa nos passam. Qualquer problema, envie-nos e-mail relatando o ocorrido que transmitiremos aos devidos responsáveis.
desenvolvido porDue Propaganda