Revista Statto

USE AS EMOÇÕES “NEGATIVAS” A SEU FAVOR – FRUSTRAÇÃO

17/02/2020 às 14h04

Como todos os seres humanos deste planeta, com certeza você já se sentiu frustrado. E talvez hoje mesmo já tenha passado por um momento de frustração. Mas se este sentimento é tão ruim, porque ele existe mesmo?

A frustração acontece quando a situação que vivemos é diferente do que o que esperávamos. É uma resposta emocional que surge quando alguns desejos e expectativas nossos não foram cumpridos. Está muito relacionada ao sentimento de decepção. É um descompasso entre as suas expectativas e a realidade. A frustração serve de alerta para tomarmos uma atitude em relação à uma determina situação que desgostamos. Neste sentido, ela provoca uma reação nos estimulando a nos reaproximar dos nossos desejos e expectativas. A partir das experiências de frustração é possível aprender, crescer e criar novas e melhores formas de agir no mundo.

Agora, existem alguns aspectos comuns entre as pessoas que frequentemente sentem frustração (veja se você se identifica com algum ou alguns deles:)

a) A pessoa percebe as situações vividas de forma distorcida, só conseguindo enxergar o lado negativo das situações, e não como elas realmente são.

b) A pessoa tem uma tendência a querer controlar todos os acontecimentos, numa busca incessante e irreal pela perfeição.

c) A pessoa se sente incapaz de suportar o desconforto que implica enfrentar situações que não corresponde às suas expectativas e por isso se frustra facilmente.

Mas existem antídotos para lidar com cada um destes aspectos:

No caso de perceber os acontecimentos apenas pelo seu lado negativo, é necessária uma mudança de perspectiva. Não é fácil, mas com a prática você conseguirá aprender a ver os dois lados de cada situação. Lembrando que a realidade não é boa ou má em si mesma, mas que, como vimos no artigo anterior, é a nossa percepção quem determina a nossa realidade.

Para quem tem uma tendência controladora ou de busca pela perfeição o antídoto é a aceitação, saber que ninguém é perfeito, que a perfeição em si não existe (o que é perfeito para mim não é para você, e tudo bem), mas que podemos sim, dar o melhor de nós em cada situação e se algo der errado, aprenderemos com isso e seremos pessoas melhores à partir destes aprendizados.

Já para quem não suporta o desconforto das situações difíceis da vida o antídoto é o fortalecimento da resiliência, ou seja, da capacidade de se recuperar ou se adaptar às dificuldades e às mudanças e aprender com elas. Neste sentido, as práticas meditativas auxiliam muito a desenvolver resiliência e a manter esta serenidade, que nos ajuda a encarar com sabedoria qualquer situação. Não significa que as dificuldades não existirão, elas sempre vão existir, mas significa que você conseguirá lidar com elas de uma maneira muito mais sábia e tranquila. Afinal, como já dizia um mestre, nós não podemos remover todas as pedras do nosso caminho, mas podemos sim proteger os nossos pés.

E por falar em sabedoria, você sabe o que ela é? A sabedoria é o equilíbrio entre a nossa mente racional e a nossa mente emocional. Ambas são necessárias para lidar com os desafios do nosso dia-a-dia. Não podemos pender nem apenas para um lado, nem para o outro. Por isso, você perceberá que a solução para colocar ao nosso favor emoções intensas como o estresse, a frustração e a ansiedade, é justamente trazê-las para o racional, não as suprimir, mas trazê-las para a sua consciência refletindo sobre o que elas sinalizam e o que pode ser feito à respeito. Neste sentido, trago para você algumas dicas práticas que te ajudarão a lidar melhor com a frustração:

1. Tenha em mente expectativas realistas. Se não for algo que você pode controlar, a aceitação (que não significa aprovação) é o caminho. Não significa que você está de acordo com o que aconteceu, mas que aceita a realidade dos fatos e lidará com eles a partir disso. Tenha clareza do seu poder de atuação, tomando a responsabilidade somente pelo que lhe cabe, ou seja: pelas suas próprias emoções, pensamentos e atitudes. Note que mesmo em uma situação que você não pode controlar, tomar a responsabilidade por aquilo que lhe cabe é sempre um ato de empoderamento. Uma vítima, não tem poder, está totalmente privada dele. Mas uma pessoa que toma a responsabilidade para si se empodera e pode tomar uma atitude mesmo em uma situação desfavorável e que não está sob o seu controle: seja mudar os seus planos tenho em vista um objetivo maior, ter uma reação diferente ou aprender com a experiência para ser alguém melhor.

2. Mude a sua perspectiva, mantendo o seu foco, ou seja, mantendo o seu objetivo maior. Recorde-se qual é o seu objetivo maior nesta situação. Por exemplo, se você esteve frustrado porque chegou atrasado para uma reunião importante, lembre-se que o seu objetivo maior é ter uma boa reunião. Então, ficar nervoso ou remoendo o que passou só vai te distanciar ainda mais do seu objetivo final. Da mesma forma, se você ficou frustrado por ter se desentendido com alguém, qual é o seu maior objetivo? Ter uma relação boa com essa pessoa? Ser feliz?

3. Perceba a frustração como algo que pode contribuir para o seu sucesso ao invés de sinalizar um “fracasso”. Use efetivamente os seus erros como lições para o seu sucesso. Parece cliché, mas esta é justamente a diferença entre as pessoas “na média” e as pessoas de alta performance. Elas efetivamente aprendem com os seus próprios erros e buscam se aprimorar a cada dia.

4. Quando não houver saída, quando a situação não está sob o seu controle de nenhuma forma, faça novos planos. Quando você aceita e reconhece que algo terminou ou não deu certo, você conseguirá definir novas metas tendo em mente o seu verdadeiro propósito.

Espero sinceramente que as reflexões e dicas de hoje tenham ajudado você de alguma forma. No próximo artigo falaremos de uma emoção que às vezes pode nos tirar totalmente do controle: a raiva. A boa notícia é que existem sim formas efetivas para que você esteja no controle e não as suas emoções. Ficou curioso? Para saber mais, encontro você lá!

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