Revista Statto

CUIDADOS COM OS OLHOS NO VERÃO

06/01/2020 às 09h31

Verão em alta, sol de rachar e as pessoas acreditam que só precisam se preocupar com os cuidados da pele, mas os olhos também precisam de proteção contra os raios ultravioleta. O uso de óculos com filtro UV adequados é fundamental para evitar os danos decorrentes da exposição aos raios nocivos do sol e diminuir a fotofobia, mais conhecida como sensibilidade aumentada à luz.

Saibam que os cuidados devem ser mantidos por todo o ano, principalmente nas estações em que a luminosidade é maior, como no verão. Mas é no período de férias que as pessoas ficam ainda mais expostas ao sol forte, em ambientes abertos como praias e piscinas. É nessa época que costumam aparecer também as conjuntivites, devido à maior tendência de aglomeração das pessoas, aumentando sua exposição ao vírus, que são os microrganismos causadores da doença. Nesse período, é comum também observar pessoas com os olhos vermelhos e irritados ao entrar no mar ou na piscina. Há ainda quem sofra com a claridade.

Porém, tudo isso pode ser evitado com alguns cuidados: usem um colírio lubrificante, evitem coçar os olhos e utilize óculos escuros adequados, são alguns dos cuidados essenciais para a saúde de seus olhos. Se algum dos sintomas acima são recorrentes, é importante procurar um especialista. Vale ressaltar também que, nesses casos, por se tratar de um órgão bastante sensível, a automedicação deve ser evitada.

Cuidados redobrados para quem usa lentes de contato. No verão, os olhos têm tendência a ficarem ainda mais ressecado e a atenção na lubrificação precisa ser redobrada. Quem utiliza lentes de contato, precisa ter cuidados maiores, especialmente com o manuseio delas, pelos riscos de complicações ocasionados pelo mau uso e pela má conservação. Nesse período de intensa exposição ao sol, banhos de mar e piscina, é aconselhado o uso de lentes de descarte diário, pois elas evitam o risco de contaminação e ressecamento dos olhos.

Nada melhor no verão estar com a saúde dos olhos em dia, para aproveitar as belezas visuais que a temporada de sol proporciona.

Compartilhe!
SOBRE O AUTOR
Revista Statto

Por

POSTS RELACIONADOS
COMENTÁRIOS

0 Comentários

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

IMPORTANTE!
As informações recebidas e publicadas são de responsabilidade total de quem as enviou. Apenas publicamos as matérias e notas que as assessorias de imprensa nos passam. Qualquer problema, envie-nos e-mail relatando o ocorrido que transmitiremos aos devidos responsáveis.
desenvolvido porDue Propaganda