Revista Statto

Sucos e alimentação mais leve para estes dias mais quentes

26/02/2019 às 11h40

O problema em geral, começa em ser 8 ou 80; por exemplo, todas as manhãs toma suco verde ou sempre na janta, ou passa o dia em dieta líquida (o que em algumas situações não vejo problema a curto prazo) ou vários dias ou faz sempre a mesma receita.

Hoje começo este texto assim porque falar em sucos, em geral, pode soar dessa forma. Como eu já havia falado, variedade é a chave e a base para um bom hábito alimentar.

Os sucos são uma forma de extrairmos o caldo dos alimentos e de facilitar seu consuma, por óbvio que é preferível comer o alimento e não beber, mas se usarmos o alimento integralmente, sem coar, acho uma boa opção para os dias de calor que estão por vir.

O que é importante é a mistura e variedade de frutas, VEGETAIS, ervas e especiarias que irão compor este suco.

Bato na tecla de que vegetais se consome nos intervalos das refeições também, não somente no almoço ou janta como em geral fazemos. Eles podem e devem ser usados nos sucos, todos eles, mas em geral oriento os folhosos escuros como couve, espinafre e folhas de brócolis e beterraba ou folhas de cenoura, as ervas como coentro, salvia, hortelã, manjericão… os vegetais como cenoura, beterraba pepino… e especiarias como cúrcuma, gengibre, canela, cardamomo… além de frutas em geral, mas dar ênfase para as vermelhas e roxas e principalmente as frutas da estação (escolher somente um tipo de fruta) e tenho usado como base líquida chás, pode ser o verde, moringa, hibiscos, hortelã, capim limão (faça o chá, deixe esfriar e coloque em um liquidificador tudo que for usar no seu suco e bata com o chá) ou até mesmo água de coco natural.

Se assim forem montados, acho uma boa opção de desjejum ou lanche ou até janta algumas vezes, para dar aquela desinchada ou secadinha rápida por até 3 dias, acho que pode sim substituir uma destas refeições que citei, como preparação para as festas ou no pós para aumentar a ingesta líquida também acho interessante.

E o mais importante de tudo, tome água, água pura, ou com especiarias, ou com gotas de frutas, não chá, chimarrão… água mesmo e muita, conte quanto está tomando em garrafas (prefira as de vidro).

Receita de um suco refrescante:

  • 1 folha pequena de couve sem o talo (use pouco até acostumar teu paladar)
  • 1 xícara de melancia picada
  • Um pedacinho pequeno de beterraba
  • Manjericão a gosto
  • Gengibre (usar a raiz e não o pó)
  • Chá de base de hortelã

Bata tudo e tome na hora.

Suco super alcalinizante e diurético.

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