Revista Statto

CAMINHAR E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

22/11/2019 às 17h18

Caminhar na rua, no calçadão, na praia, isso realmente não importa, mas sim mexer-se, pois apenas 30 minutos de atividade já é suficiente para ativar os sensores de prazer localizados no cérebro e fazer com que o corpo comece a liberar uma série de hormônios, como a serotonina e a endorfina o que te dá mais ânimo.  Caminhar é uma das atividades mais fáceis e perfeitas, uma das mais recomendadas por não exigir muita preparação física, um exercício que pode ser praticado independentemente da idade e do condicionamento físico, assim melhorando significantemente a qualidade de vida, por exemplo, é dos mais eficazes métodos para deixar o corpo forte, o organismo regulado e a mente tranquila. Para Iniciantes o conselho é ir aumentando gradativamente o tempo, quando o corpo for se acostumando a uma determinada velocidade, tente aumentar, e progredir, pode ser executada dentro de casa se você tiver uma esteira.

Para que sua caminhada seja mais agradável, tomar alguns cuidados é fundamental:

Aquecimento: Os 5 minutos iniciais deve ser de aquecimento, praticado em um ritmo mais lendo

Local: Optar por locais planos arborizados, como parques e ou pistas.

Hidratação: Hidratar-se antes, depois e durante a caminhada! Ingerir alimentos leves horas antes

Horário: Evite os horários mais quentes, com forte exposição solar, como das 11h às 16h. Não esquecer do uso do filtro solar.

O que usar: Usar roupas confortáveis e com tecidos respiráveis, escolha um tênis que seja indicado para caminhar.

A caminhada garante diversos benefícios à saúde e ajuda a emagrecer, tem um efeito calmante, ajuda a colocar as ideias no lugar, traz bem-estar e o bom humor, além da locomoção, caminhar fortifica o corpo como um todo.  A caminhada é uma atividade física indicada por cardiologistas para emagrecer e manter a saúde do coração e da mente e ótima para reduzir a ansiedade e estresse. Para usufruir destes benefícios, a pessoa deve caminhar pelo menos 2 horas e meia por semana e adquirir outros hábitos saudáveis principalmente com uma dieta equilibrada.

As vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, conheça alguns benefícios da caminhada e saiba porque deve começar ainda hoje essa atividade e sair do sedentarismo:

Dá energia;

Redução do inchaço nas pernas e tornozelos;

Afasta a Depressão;

Combate o diabetes;

Prevenção da obesidade e perda de peso;

Ajuda a tonificar e fortalecer os músculos;

Combate a osteoporose;

Melhora o nível de condicionamento físico;

Aumenta a imunidade do organismo;

Prevenção de complicações cardiovasculares, como infartos e hipertensão;

Para a saúde, é muito melhor caminhar pouco do que não caminhar.

Se você tiver problemas cardíacos, é de fundamental importância consultar seu médico.

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