Revista Statto

DIÁSTASE E ABDOMINAIS HIPOPRESSIVOS

22/07/2019 às 09h16

O exercício da moda para reduzir a cintura

Exercício destaca a boa postura, contração e controle da respiração para trabalhar músculos.

Você sabe o que é Diástase?

A diástase abdominal é o afastamento dos músculos abdominais (músculo da barriga) e do tecido conjuntivo que geralmente acontece durante a gravidez, sendo a principal causa de flacidez abdominal e dor lombar no pós-parto, existem   outras   causas de diástase do reto abdominal, outra delas   também o excesso de peso.  Muitas das mulheres com diástase apresentam um afastamento bem   significativo   que podem pressionar 3 ou 4 dedos em seu abdômen e estes ‘afundam’ como se tivessem um buraco na barriga, por   não   ter ali a parede muscular que deveria bloquear essa entrada. Mulheres não adeptas as atividades físicas, sem a prática de exercícios físicos, não têm o abdômen trabalhado, desenvolvem mais chances de apresentar este problema.

Como fazer para saber se tenho diástase abdominal

Para se certificar de que é uma diástase abdominal deve-se:

  • Deitar de barriga para cima
  • Pressionar os dedos indicador e médio cerca de 2 cm acima e abaixo do umbigo e depois
  • Contrair o abdômen, como se fosse realizar um exercício de abdominal.

Existe tratamento da diástase abdominal

Sim, o tratamento que permite corrigir a diástase abdominal pode-se realizar com tratamentos com fisioterapeuta ou profissional de saúde habilitado para orientar o fortalecimento dos músculos acometidos ou, em último caso, por cirurgia. Lembrando que exercícios maus executados podem causar uma piora da queixa e por isso é fundamental procurar ajuda especializada.

A realização dos exercícios hipopressivos, como diz o nome, diminui a pressão intra abdominal, aspirando as vísceras para cima e tonificando a parede abdominal, técnica está usada pelas atrizes Thaís Fersoza e Thaís Pacholek .O procedimento cirúrgico é mais indicado para pessoas que apresentem um afastamento abdominal superior a 5 cm e em que os exercícios não foram, por si só, eficazes para corrigir esta situação.

O que é Exercícios Hipopressivos?

Técnica das famosas para voltar a ter barriga de antes do parto:

Exercício destaca a boa postura, contração e controle da respiração para trabalhar músculos. Modelos e celebridades têm popularizado os chamados abdominais hipopressivos, um tipo de exercício de contração do abdômen baseado na pressão e tensão que, até certo ponto, pode substituir os exercícios abdominais tradicionais.

 

Relato de uma aluna com diástase:

“Sempre fui uma pessoa magra e depois de minhas gestações que foram no período de 2013 e 2015 eu engordei bastante, acabei ficando com o abdômen protuberante, achando que o motivo era das gestações e que eu somente teria que emagrecer para melhorar meu porte físico.

Passado este tempo, em 2017 descobri que estava com diástase, e era bem significativa, em torno de 3 a 4 cm, com os filhos pequenos e morando em Porto Alegre não tinha tempo de me cuidar. Em 2018, vim morar em São Gabriel, comecei a mudar meus hábitos, comer bem, fazer corridas, e comecei a procurar algo que me ajudasse como: musculação,  e muitos exercícios , no Pilates  tentei pelo período de 6 meses onde  consegui fechar apenas 1 dedo, não tendo o resultado esperado em  março comecei fazer Treinamento funcional e ativação com exercícios Hipopressivos com a profissional de Educação Física  professora Márcia lima,  mais exercícios por ela recomendados em casa, foi onde eu percebi um resultado muito rápido, em apenas  2 meses está prestes a fechar numa velocidade incrível.

Caroline da Rosa Corrêa.

Compartilhe!