Revista Statto

SENSIBILIDADE, BOM SENSO E BOA ALIMENTAÇÃO

21/03/2020 às 15h55

Estamos vivendo a Terceira Guerra Mundial, mas essa sem armamento, sem tanques de guerra, sem soldados atirando uns nos outros, sem bombas nucleares…

Estamos vivendo uma guerra pior porque simplesmente não conseguimos identificar de onde ele vem, com quem vem, onde está e se já está conosco…

Estamos vivendo em uma época, em pleno ano de 2020, uma guerra contra o invisível, o inesperado, o previsível imprevisível…

Estamos vivendo um momento em que o mundo precisa de cooperação nas atitudes de cada ser, de cada indivíduo para que esta guerra termine o mais rápido possível…

Temos crianças na família e não podemos abraça-las ou beijá-las. E como fazê-las entender que essa é apenas uma fase e que logo, assim espero, LOGO tudo vai voltar como era com muitos abraços e beijos.

Mas também percebemos que todos estão muito despreparados para esse tipo de evento. Muitas pessoas acham que não é nada, que nada vai acontecer, que é “apenas uma gripezinha” e nada mais.

Infelizmente, para algumas pessoas com esse tipo de pensamento, seja necessário sentir na pele o real perigo que nos ronda para tomar as devidas providências que devem ser tomadas de acordo com normas governamentais.

Onde está a sensibilidade e o bom senso dos seres humanos? Onde está aquela compaixão, a empatia, a resiliência que a grande maioria posta em suas redes sociais, mas que pelo visto, não são usadas por elas? Cadê?

Cadê a solidariedade em deixar para o outro também adquirir um pote de álcool em gel nos mercados? Produto este necessário para todos! Para justamente evitar que a doença se alastre!

Onde estão as pessoas verdadeiramente preocupadas com a saúde, mas que no momento tem estocado comidas congeladas que são lotadas de sódio e gordura saturada?

Como a parte alimentar e nutricional é a minha praia, coloco aqui que a NATUREZA nos oferece TUDO aquilo de que precisamos! Ela é nossa provedora! Serviços essenciais como supermercado estarão funcionando, tome seus devidos cuidados e, caso necessite, saia para comprar suas frutas e verduras. Elas não serão afetadas pelo COVID-19.

Se em nossa alimentação, 70% for de alimentos industrializados, poderemos adquirir outros tipos de doenças e, consequentemente, fazendo com que a nossa imunidade comece a baixar.

Imunidade baixa hoje em dia é um perigo! Aumenta-se muito o risco de adquirirmos aquilo que estamos evitando nos isolando dentro de nossas casas. E pior! Acabar contaminando aqueles que estão por perto.

Bombas vitamínicas, shots para aumentar a imunidade, … as redes sociais estão cheias de receitas milagrosas que fazem parecer que tomando tudo isso estaremos imunes a essa doença horrível que nos assola. Shots de imunidade ajudam a melhorar a imunidade DESDE QUE sua alimentação seja baseada em alimentos de BOA QUALIDADE livre de aditivos químicos, sódio em excesso, gorduras trans, gorduras saturadas, conservantes e o intestino trabalhando bem, sem inflamações e sem ressecamento. Aí conseguimos MELHORAR o que está bom.

No caso das vitaminas, vamos preferir a vitamina C que a gente sempre consome para prevenir a gripe. Ela é fácil de ser encontrada! Compre limões, laranja pera, acerola (serve a polpa congelada), faça uso delas! Tempere sua salada com limão, chupe a laranja (coma inclusive o bagaço) como sobremesa do almoço, faça um suco de acerola para o lanche da tarde!

Aproveite este tempo, em que temos tempo (mesmo forçado) para se dedicar à cozinha. Faça seu pão! Existem receitas fáceis em que não precisamos ficar sovando a massa (eu, particularmente, não gosto de sovar massa de pão. Sempre erro a mão e o pão vira pedra!). Acrescente sabor às receitas que você considerar fácil. Deixe o alimento perfeito para o SEU paladar.

Vamos fazer tapioca colorida utilizando suco de beterraba ou de cenoura ou espinafre ou outro alimento que desejar. Faça o suco do legume ou da verdura escolhida, coe em um voal (ou outro pano bem fininho), misture com polvilho doce e deixe-o de molho por 24h na geladeira. Tampe o recipiente e deixe lá na geladeira. No dia seguinte é só desprezar a água e começar a soltar a sua tapioca colorida e pronto! Só colocá-la na frigideira e rechear com o que desejar.

Agora não é um momento para pensar em calorias e dietas restritivas. É um momento de se alimentar bem, com alimentos do bem e pensar na sua estética INTERIOR. A estética EXTERIOR vai colaborar de acordo com o agrado que a gente der para o nosso INTERIOR. O corpo agradece o que recebe de bom!

O estresse também é um fator que coopera na baixa da nossa imunidade. Já perceberam que pessoas bem-humoradas ficam doentes com menos frequência do que pessoas mal-humoradas? Entendo perfeitamente que o momento não está lá bom para peixe, mas se a gente deixar a nossa peteca cair, não há milagre, shot ou vitamina que vai fazer a peteca voltar para a nossa mão.

Cuide do seu templo sagrado que é o seu corpo.  E para dar vida a esse templo, é preciso que cuide de sua saúde. Não é errado sorrir porque estamos vivendo uma pandemia. Sorria por você, pela sua vida, pela vida daqueles a quem você quer bem.

Fiquem bem pessoas do bem! O momento requer paciência! Se cada um pensar positivo, colocar isso para o Universo e seguir as normas de higiene e de segurança, tenho certeza de que sairemos dessa mais rápido e melhores!

Compartilhe!