Revista Statto

ENTREVISTA: MARIA LEONIR FRITSCH MACHRY KRUM

12/06/2019 às 09h07

QUEM É NOSSA ENTREVISTADA:

Num dia ensolarado deste mês de maio, conversamos com Maria Leonir Fritsch Machry Krum, italiana/alemã de origem, natural do Paraná, que trouxe da família a força, a garra e a veia empreendedora.

Casada com Enio Machry Krum, mãe de quatro filhos e avó de dois netos.

Ela nos conta que atualmente a prioridade de sua vida é ser avó, pois seu empreendimento comercial (empresa ASAPHOTO) está bem estruturado, com ótimos sócios e colaboradores que lhe permite desfrutar de belos momentos junto aos netos, porque através deles, revive a emoção, a alegria e a doçura de ser mãe; seus netos são como se fossem seus próprios filhos retornando para casa, enchendo sua vida de muito amor e ternura.

Relembra que sua veia empreendedora tem início com sua família, seus antepassados, possuindo esta herança familiar que, de simples agricultores se tornaram empresários de sucesso, considerando que precisavam administrar o que produziam, nascendo assim o gosto pelo empreendedorismo.

A exemplo de seus pais, que do ramo da agricultura migraram para o ramo empresarial, ela e seus irmãos cresceram vendo eles superarem desafios, dia após dia, de forma responsável e honesta; narra ainda nossa entrevistada, que ela e seus irmãos foram educados com bons exemplos, bem mais do que com palavras, vendo as boas atitudes e comportamento de seus genitores e avós. Nos conta ainda, que seus irmãos continuam atuando no ramo da agricultura, no estado do Mato Grosso, sendo produtores de sucesso.

Se descreve como uma pessoa muito humana, muito sensível, sendo ainda muito observadora; é uma guerreira que luta por seus ideais e opiniões, sendo muito afetuosa com seus familiares, com os amigos, colaboradores e com todas as pessoas que lhe cercam, tendo nelas uma grande família.

Afirma ainda que tratar a todos bem não faz mal a ninguém, muito pelo contrário abrem-se muitas portas.

FAMÍLIA:

A família para Maria Leonir é a base da sociedade, bem como, é a base do indivíduo, pois somos o retrato de onde viemos, não existindo outra forma de se criar a personalidade do ser, que não seja o de olhar para as histórias pessoais e delas tirar o melhor para sua vida.

EMPRESÁRIA: ATO DE DELEGAR

O empresário moderno tem que ter a visão mais ampliada, no sentido de que não podem abraçar o mundo sozinho, tem que aprender delegar funções e atividades. Deve oportunizar aos jovens que estão chegando, a chance de desenvolverem uma visão mais administrativa, para chegarem a um perfil de liderança, para então podermos dividir tarefas e responsabilidades.

Este ato de delegar, com o passar dos anos, permitirá que possamos ter uma qualidade de vida melhor, de conviver com as pessoas, de cuidar da saúde, ter/fazer uma atividade física, realizar passeios/viagens sonhadas, porque tudo é um conjunto, e, quando se chega a uma idade mais madura, se dá mais valor aos momentos pessoais e de lazer, principalmente quando chegam os netos.

DAS EXPERIÊNCIAS DO DIA A DIA.

Relata que sua vida empresarial lhe oportunizou um grande aprendizado, pois o contato com pessoas que passam no dia a dia, sempre lhe deixa algo, colhendo coisas boas e acumulando experiências, oportunizando a evolução pessoal e profissional.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL.

Nossa entrevistada vem de uma geração em que as mulheres eram educadas para serem mães e esposas; ela, diferentemente de sua época, estudou e se formou em contabilidade, sem ter exercido essa profissão, tornando-se empresária, mas sem deixar de lado o sonho de construir uma família.

Casou e juntamente com seu esposo, engenheiro de formação, tiveram a ideia de empreender no ramo da fotografia, criando a empresa ASAPHOTO que existe há mais de 21anos.

Através dessa empresa a veia empresarial aflorou, quando se descobriu apaixonada por essa arte, procurando sempre se aprimorar e proporcionar aos seus clientes, ótimas lembranças através da fotografia e dos ensaios fotográficos que realiza.

ATUAÇÃO DOS FILHOS

Mãe de quatro filhos, estes escolheram caminhos profissionais bem diferentes do ramo adotado pelos pais; a filha Fernanda mora nos USA, e é ligada a ONGs, viajando pelo mundo, trabalhando e ajudando nas regiões de conflito; a segunda, Marina, é médica especialista em cirurgia torácica; o terceiro, Francisco também formado em medicina, é anestesista e o caçula, Alexandre, que está cursando Direito, junto a UFSM, em Santa Maria.

O QUE É SER EMPRESÁRIA NO BRASIL

De pronto nos diz que ser empresário no país é “para os fortes e para os determinados”, que a cada dia que passa tem que se reinventar; que crise sempre existiu e sempre existirá, o que é sinônimo de oportunidade, pois ficarão em pé os fortes, os criativos, os persistentes e aqueles que souberem lidar com os altos e baixos de nosso Brasil, da inconstância da nossa vida econômica.

VISÃO DE FUTURO

Nossa entrevistada tem uma visão muito positiva do futuro, pois refere quese trata de algo fantástico porque acredita no desenvolvimento e no progresso; refere que basta observar a geração atual, estes jovens, que são melhores que seus pais, pois, são mais desenvolvidos intelectualmente, dominam as tecnologias, são muito curiosos em todos os aspectos, nos permitindo uma boa perspectiva para um futuro próximo.

MOTIVAÇÃO PARA FUTURAS EMPREENDEDORAS

As mulheres de nosso passado não tinham o incentivo profissional necessário, mas sempre foram elas que administraram a vida e o dia a dia familiar, seja administrar os conflitos existentes entre filhos, parentes e maridos.

Lembra que ser mãe e dona de casa é uma tarefa divina, porém muito cansativa e repetitiva, destacando que não é preciso abandonar de todo estas atividades tão importantes para a família; destaca que as mulheres têm o poder de conciliar a atividade empresarial/profissionalà atividade familiar, explicitando que: “Ao desenvolver uma atividade profissional a mulher amplia sua visão de mundo, pois, sempre é tempo de buscar algo melhor para suas vidas, nunca sendo impeditivo a desculpa da idade, ou a falta de dinheiro, pois, muito pelo contrário, a falta de dinheiro, proporciona a criação de ideias inovadoras, que podem mudar o seu mundo.”

 

MOTIVAÇÃO PESSOAL

No que se refere a motivação pessoal, nossa entrevistada revela que: “A motivação é o motor que nos impulsiona a seguir o caminho dia após dia;fotografar é uma arte encantadora e gratificante, pois, trabalhamos com o produto mais belo do mundo, pois não vendemos papel colorido ou beleza plástica, vendemos histórias maravilhosas, muitas emoções, encontros, conquistas, sorrisos e auto estima, pois, nossa motivação maior é ver o sorriso e a felicidade da pessoa se vêr e  eternizada pela fotografia.”

MENSAGEM

Que tenham sempre muito otimismo, garra, força, que conquistem seu espaço, que vibrem com suas conquistas, quer sejam no meio empresarial, pessoal ou familiar, mas não deixem de lado a ternura, suas emoções, suas sensibilidades, seu corpo, enfim, não perca sua identidade. ”

Compartilhe!