Revista Statto

SESSÃO DORAMA

05/07/2019 às 18h02

BELDADE DE GANGNAM

Caso você estiver na Coreia do Sul e ouvir que uma mulher é uma “Beldade de Gangnam” pode apostar que ela passou pelo bisturi muitas vezes. Gangnam-Gu é o nome que se dá ao centro de Seul, onde há roupas de marcas, arranha-céus modernos, restaurantes sofisticados, um alto padrão de vida e, claro, pessoas preocupadas com a beleza, e por essa fama, o centro encontra-se nessa expressão coreana.

Kang Mi Rae está pronta para uma nova fase da vida dela. Acabou o Ensino Médio e entrará para a Universidade da Coreia e…. Fez uma cirurgia plástica.

Sofrendo duramente pela vida inteira por não se encaixar nos padrões estéticos, Mi Rae decide passar por uma plástica e mudar essa situação. Vida nova, amizades novas, começo novo! Para Mi Rae sua nova vida despontaria na faculdade, mas, o que ela não esperava era reencontrar-se com um antigo colega de escola que sabe de todo o seu “passado sombrio”.

Do Kyung Seok, era considerado o garoto mais bonito da escola, agora está cursando a mesma faculdade que Mi Rae, e para o desespero dela, ele a reconhece mesmo com a cirurgia plástica. Será que Kyung Seok é igual a todos os outros que implicavam com a aparência dela, ou será que tem um sentimento a mais por ali?

A série tem um estilo bem marcante das comédias românticas coreanas. Com um casal de protagonistas que você “shippa” desde o primeiro episódio e também envolvendo na história, temas polêmicos e quebras de paradigmas.

Doramas assim constroem junto com o romance, uma discussão social interessante que nos leva a refletir sobre os padrões que seguimos. A história de amor de Mi Rae e Kyung Seok em “MY ID IS GANGNAM BEAUTY” rodará em uma reflexão sobre padrões de beleza impostos, bulying, o machismo inerente na sociedade e as consequências desastrosas que trazem para a nossa convivência.

Sim, enquanto você se distrai com o lindo Do Kyung Seok tentando conquistar Kang Mi Rae, a série te leva quase que inconscientemente a refletir sobre os atos dos personagens. Através de diálogos e cenas sutis percebe-se todo um comportamento diferenciado que se dá as pessoas por serem bonitas ou feias ou nas relações entre gêneros.

Separei três fatores que se pode perceber nitidamente na série e caso você assista um dia perceberá e se você, mulher, já passou por algo parecido, com certeza, irá se identificar:

MACHISMO

Durante toda a série falas e atitudes machistas são mostradas. Há dois grandes exemplos mostrados durante a série. O primeiro, que você vai descobrindo detalhes no desenrolar da história, é a relação dos pais de Kyung Seok: Sua mãe, uma mulher independente, sai de casa por não aguentar a pressão das exigências do marido que, na sua mentalidade patriarcal, acha que as obrigações para com a casa e os filhos é exclusivamente da mulher. Mostra também um grande exemplo sobre como o machismo é ruim para todos, sejam homens sejam mulheres, na cena que mostra a mentalidade que o pai tem da forma de criar um menino: deve ser criado com firmeza para que não se torne um homem fraco despido de emoções naturais de qualquer ser humano.

O segundo exemplo mostrando com mais detalhes os preconceitos diários, acontece em uma parte do Dorama que mostra a Universidade preparando-se para um Festival. Os alunos do setor de Química fariam uma barraca de comidas e bebidas e, durante todo esse processo nota-se essa visão machista dos organizadores. A primeira atitude foi chamar com prioridade as meninas bonitas para servirem a mesa, porém, fica pior.

Na reunião em que se discute o uniforme, quem ficaria na barraca e outras questões técnicas que sempre tem nessas festas, mostra o tipo ambiente que regerá durante toda a preparação da festa. Meninos sobrepondo-se nas opiniões das meninas, fazendo piadas com suas aparências físicas, uma é gorda demais, outra por ter um cabelo curto e usar roupas mais largas não é vista como mulher, outra, por se caloura é mandada a se calar toda vez que fala sem poder opinar o que pensa, além dos uniformes serem saias super curtas.

Essa tensão só acaba quando as garotas se revoltam e decidem abandonar a barraca (Bela cena afinal) e deixa toda a atividade nas mãos dos meninos, (essa história até termina em final feliz. Assista o Dorama e verá).

VIVER PELAS APARÊNCIAS

Esse fator também está muito presente durante o enredo. Começando pela protagonista que, pelo sofrimento passado na infância e na adolescência, preocupa-se muito em como todos ao seu redor pensarão dela. Isso rege todos os atos de Kang Mi Rae, ela recusa a namorar o garoto que ela gosta (que a gente já sabe quem é, né?), para evitar os boatos e quando aceita namora as escondidas dos colegas da faculdade.

Além de Mi Rae, outra personagem que mostra essa obsessão pela aparência é a Hyun So Ah. Considerada a aluna mais bonita do setor de Química, a impressão que dá é que seu objetivo é virar toda a atenção para ela e não dá chance para ninguém, nem que para isso ela tenha que estragar o namoro de alguém. Obcecada por manter seu corpo em forma, a personagem desenvolve bulimia além de tomar vários remédios dietéticos.

ASSÉDIO

Durante toda a série, em muitas situações mostra-se a tensão das mulheres nos ambientes, sejam nas festas ou voltando para casa, elas sempre ficam preocupadas. Logo, no primeiro episódio assistimos a uma tentativa de assédio de um veterano da faculdade contra Mi Rae. A protagonista em certo momento preocupa-se com alguém a seguindo para casa no meio da noite, mostrando nitidamente a preocupação de toda mulher ao andar na rua de noite.

No clímax da série a personagem Hyun So Ah também sofre um grave assédio que por pouco não termina em tragédia (tentando não dar spoiler, vão assistir a série).

É interessante ver como a série retrata todos esses casos não como se fossem excepcionais e isolados e sim, como fatos naturais e corriqueiros, que de fato eles são. Colocar assim, faz com que o espectador se identifique e reflita sobre esses fatos tão presentes na nossa vida.

Não é tão pesado de assistir como geralmente séries que mostram essas problemáticas são. O romance dos protagonistas é envolvente (mana, você vai querer aquele homem só para você, te garanto) assim como as histórias dos coadjuvantes.

Então, não esqueçam de assistir “My ID is Gangnam Beauty” com aquela sua mana que só pensa na aparência física, miga.

Compartilhe!