Revista Statto

INSPIRARTE: A CRIATIVIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA

28/05/2020 às 18h02

A pandemia do Covid-19 mudou a rotina da sociedade. Diversos segmentos foram afetados, em especial a arte e a cultura, que viu seus ateliês, museus e centros culturais serem fechados por tempo indeterminado ou até segunda ordem. Haja vista que a sobrevivência da categoria depende muitas vezes da participação popular.

O contato com o próximo se tornou menos frequente. Isto ocorre porque o distanciamento e o isolamento social foram os modos mais eficazes de se proteger e conter a propagação do coronavírus.

Estar sozinho pode ser uma tarefa árdua, mas também é a possibilidade de refletir e inspirar, seja nas mais diferentes categorias, em especial nas artes – um estudo divulgado pela Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, concluiu que pessoas que estão sós tendem a ser mais criativas. E a criatividade é a maior aliada das artes.

Baseado nessas definições, o Centro Cultural Martha Watts (CCMW), localizado em Piracicaba (SP), desenvolve a campanha virtual “InspirArte”. O objetivo do CCMW é propor a divulgação de trabalhos nas mais diferentes expressões artísticas, em suas mídias sociais, produzidas durante o isolamento social. Os artistas interessados podem enviar duas imagens de seus trabalhos para o e-mail: ccmw@unimep.br conforme as seguintes orientações: uma imagem da obra ou uma foto da obra e outra do artista.

Vídeos de até 50 segundos também serão aceitos.

Após o recebimento e avaliação dos materiais pela equipe do CCMW, as imagens das obras serão postadas no Facebook e Instagram do Centro Cultural. As postagens ocorrem de segunda a sexta-feira, sendo uma por dia, seguida de uma breve biografia do artista.

Inicialmente, a campanha InspirArte estava programada para encerrar no dia 31 de maio, término da quarentena no Estado de São Paulo, mas o interesse dos artistas em querer divulgar seus trabalhos está tão alto que a equipe do CCMW decidiu manter a campanha ativa, sem uma data limite.

A coordenadora do Centro Cultural Martha Watts, Joceli de Fátima Cerqueira Lazier, explica que as produções podem sem oriundas de diversos lugares. “É a oportunidade de conhecer a cultura de diversos lugares e grupos sociais”, salienta Joceli. Com uma semana do início da campanha, até o fechamento deste texto a organização já recebeu cerca de 25 trabalhos de artistas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, além da Finlândia, na Europa.

Sobre o Centro Cultural Martha Watts

Localizado na área central de Piracicaba, em um prédio centenário, o Centro Cultural Martha Watts é um espaço de múltiplas atividades culturais e de pesquisas, e preservação de acervos históricos. Exposições de artes e fotográficas, cursos, lançamentos de livros, audições musicais, saraus, reuniões e seminários fazem parte das programações mensais.

O público que entra para conhecer o local, com entrada gratuita, ainda tem a oportunidade de fazer um tour monitorado pelo museu Professora Jaïr de Araújo Lopes, que abriga o acervo de objetos, documentos, móveis e fotografias ligados à história do Colégio Piracicabano, primeira instituição metodista do Brasil, e pelo Espaço Memoria Piracicabana, que reúne acervos históricos esportivos, folclóricos, midiáticos e judiciários.

Saiba mais em www.unimep.br/ccmw

Compartilhe!