Revista Statto

ORQUESTRANDO ARTE

09/03/2020 às 15h56

Atualmente falamos sobre uma formação mais completa para nossas crianças e jovens, mas nem sempre as famílias têm possibilidade de oferecer atividades extra que ajudem nessa formação: como artes e esportes ou até mesmo a formação humana e apoio pedagógico. Muitas pessoas pensam que o papel de oferecer estas atividades é o Estado, mas atualmente é precária até mesmo a educação básica; outras, preocupadas com o futuro das nossas crianças pensam em alternativas para a situação. Na nossa Santa Maria existe um grupo de pessoas que acredita que podemos sim fazer a diferença e contribuir para um futuro melhor para muitas famílias que não teriam acesso a essas atividades.

A Associação Orquestrando Arte foi fundada em fevereiro de 2014, com o intuito de atender crianças, adolescentes e jovens e suas respectivas famílias. Como forma de favorecer a inclusão e integração social destes sujeitos e de promover espaços de acesso cultural.

O projeto oferta oficinas de artes: música orquestral e coral, dança e teatro. Além disso, se preocupando com uma formação mais completa e para fortalecer a questão educacional também faz o atendimento com a oficina de apoio pedagógico, evitando assim a reprovação escolar e a própria evasão. Ainda disponibiliza a oficina de formação humana para dar acesso à informação das mais diversas áreas do conhecimento onde são trabalhados temas como respeito, direitos, obrigações, saúde, prevenção de riscos, etc. Estas oficinas acabam se tornando o eixo do trabalho como um todo.

Atualmente a associação atende cerca de 80 famílias de forma direta, que aproximadamente chega ao número de 300 pessoas.

Impossível não achar incrível e emocionante quando se percebe o resultado deste trabalho em alguma apresentação da Orquestra, do Coral ou dos grupos de teatro e dança da Associação. Ver nos olhos de cada um a emoção de estar fazendo Arte é algo inexplicável e encantador. Mas perceber o impacto positivo das ações promovidas por essa iniciativa na vida desses jovens é ainda melhor. Prova disso é o alto índice de aprovação dos alunos no ensino regular e o ingresso de pelo menos 12 deles no ensino superior, somente em 2020.

Para que este trabalho incrível se mantenha, a associação tem algumas parcerias e busca recurso em projetos, mas também podemos colaborar!

https://www.orquestrandoarte.org/colabore

Para conhecer um pouco mais sobre a associação

https://youtu.be/FxNwOpYqbxM

 

Crédito fotos: Rhupe Carvalho e Ludmilla Almeida

Compartilhe!