Revista Statto

A LITERATURA TE PEGA?

30/05/2021 às 18h17

Quando o assunto é literatura na roda de amigos, é comum nos perguntarem: “quantos livros você leu nos últimos meses?” Às vezes, se torna constrangedor não termos uma lista literária para apresentar aos curiosos.

Mas o fato é que a afirmação superficial de que os brasileiros leem pouco não é confirmada pelos apreciadores de contos curtos, poesias ou crônicas que costumam aparecer nos grupos literários das redes sociais, ou em veículos de comunicação impressos e digitais.

Muitas vezes, o interesse dos leitores deve-se ao tema escolhido, mas, sobretudo, à técnica da escrita quando esta consegue prender a atenção desejada.

Tomemos como um exemplo:

Eu não sei senão amar-te,/ nasci para te querer./Ó quem me dera beijar-te,/ e beijar-te até morrer”.

Esta poesia do poeta Fernando Pessoa que traduz a descoberta de uma paixão, pode ser um bom canal de interação entre o leitor iniciante e a linguagem escrita. Neste sentido, há o encantamento pelas palavras e pelo prazer da leitura. Contudo, nem sempre os leitores estão motivados para uma declaração de amor como esta, mas, ampliando o leque de leituras, acabam motivados para os conteúdos literários e seus caminhos que, com certeza, são inúmeros.

Assim, o simples conhecimento sobre o trabalho de criação literária de um escritor consagrado, já pode ser um bom norral em literatura para exibir ao grupo de amigos.

Compartilhe!
SOBRE O AUTOR
Maria Rosa Coutinho

Por

POSTS RELACIONADOS
COMENTÁRIOS

0 Comentários

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

IMPORTANTE!
As informações recebidas e publicadas são de responsabilidade total de quem as enviou. Apenas publicamos as matérias e notas que as assessorias de imprensa nos passam. Qualquer problema, envie-nos e-mail relatando o ocorrido que transmitiremos aos devidos responsáveis.
desenvolvido porDue Propaganda