Revista Statto

COMO É SUA CASA? FRIA OU QUENTE?

08/01/2020 às 11h40

Todo mundo fica mais bonito com uma boa luz!

Dando sequência a matéria sobre Iluminação, vamos falar um pouquinho mais desta matéria, pois LUZ é um componente muito importante num ambiente. O projeto de iluminação de uma residência tem o poder de revelar o melhor da decoração ou, por outro lado, deixá-la fria, sem corpo e sem volume.

É preciso saber dosar as fontes de luz em cada ambiente, combinando iluminação direta e indireta da forma correta. Um bom profissional saberá direcionar a LUZ que sua casa precisa.

Não são os modelos bonitos, mas o que a iluminação terá que atender em cada espaço. Antes de se apaixonar por uma luminária, preste atenção no seu tamanho e para que serve! Será para leitura, tranquilidade, momento de lazer ou cozinhar?

Temos que saber o que precisamos para saber comprar corretamente e termos um resultado eficaz e decorativo ao mesmo tempo. Antes de qualquer iluminação na sua casa é essencial duas fontes de luz: A sua luz própria e a Luz do sol. Deixe a luz do sol entrar na sala, na alma e no seu coração! Assim, quem entrará na sua casa sentirá o calor da sua LUZ e a energia nos seus ambientes. Principais tipos de luminárias e tendências

LUMINÁRIAS DE TETO

São as mais utilizadas como iluminação central. A iluminação é uniforme, com as lâmpadas encaixadas no gesso ou no teto.

PLAFON

Esses tipos de luminárias são mais discretas e se adequam a qualquer cômodo. A instalação pode ser sobreposta ou embutida. O mercado oferece diversos modelos deixando o teto também decorativo.

SPOTS

Os spots são ideais para projetos de iluminação que precisam de um foco luminoso. A sua possibilidade de aplicação é variada e funcional. São direcionáveis podendo iluminar um canto, um quadro ou um objeto específico. São muito utilizados no estilo escandinavo ou industrial por serem discretos. Boa escolha para cozinhas e salas.  Eles normalmente são complementares com outros pontos de iluminação no mesmo espaço.

 

LUSTRES

Os lustres possuem a principal característica de serem decorativos. Geralmente eles têm múltiplos pontos de luz na sua estrutura. Podem ser clássicos, com cúpulas pequenas e pingentes de cristal, ou modernos, com formatos redondos, retangulares e quadrados, com ou sem cristal, geralmente com design arrojado. Por conta do seu volume, eles são comuns nas salas de jantar e estar, no hall de entrada e em mezaninos. Mas se escolher modelos menores também pode usar nos quartos e até no banheiro, se assim pedir o estilo da decoração.

TRILHOS

Uma das soluções para quem não tem forro de gesso é o uso do trilho de iluminação. Além de criar um ambiente descolado e jovem, a luminária é versátil por conseguir direcionar o foco de luz para onde for necessário.

PENDENTES

Já os pendentes têm um único ponto de luz e são ligados ao teto por um fio ou cabo elétrico. Esse fator faz com que eles, apesar de iluminarem uniformemente o ambiente, também projetem sombras. Os pendentes se apresentam nos mais diferentes modelos, formatos e estilos. São comuns sobre mesas de refeições, bancadas, mezaninos e laterais de cama, permitindo o melhor aproveitamento do espaço sobre a mesa de cabeceira, além de conferir um visual mais moderno. É importante ter atenção com a altura e o tamanho do pendente, para não ficar desproporcional nem visualmente desconfortável.

LUMINÁRIA DE MESA OU ABAJUR

São peças de inúmeros tamanho ou modelos. São itens interessantes para agregar em um ambiente que pode dizer muito sobre o seu estilo pessoal. Um toque que vai fazer diferença na decoração, dando um clima mais relaxado e intimista. Além disso, podem contribuir com a iluminação, como ao lado da cama ou na mesa do escritório. Aquele momento de leitura antes de dormir, por exemplo, exige uma iluminação menos agressiva e mais aconchegante. Uma luminária ou abajur são perfeitos para esse caso.

LUMINÁRIA DE CHÃO

Peças verticais, as luminárias de chão são bem versáteis. Como é um objeto solto, ela pode ser trocada de lugar conforme a necessidade, próxima a um sofá para leitura, ou perto da entrada do ambiente. Por serem maiores, essas luminárias também tem um forte apelo decorativo, com diversos modelos disponíveis no mercado.

ARANDELAS

Mais utilizadas em banheiros e corredores de passagem (inclusive externos), as arandelas também são luminárias bem conhecidas. Os modelos são variados – não será difícil encontrar uma opção que combine com o estilo do seu ambiente. Elas também podem substituir as luminárias ou abajures de cama, mas para isso, devemos ter o planejamento do projeto uma vez que, a instalação é toda embutida.

TIPOS DE LÂMPADAS

Lâmpada incandescente

Ela ainda representa 20% das vendas de lâmpadas do País, em razão do seu preço atraente, em média 5 vezes menor que uma fluorescente. Por outro lado, ela se caracteriza por converter a energia em luz e calor, o que faz com que consuma mais. Apenas 5% da energia gerada é convertida em luz. Os 95% restantes são transformados em calor, o que explica o grande desperdício que geram.

Lâmpada fluorescente

Sejam tubulares ou compactas, elas são 80% mais econômicas e duram quase 10 vezes mais que as incandescentes e, apesar de custarem quase 5 vezes mais do que as incandescentes, duram mais e são mais eficientes. Ao substituir uma lâmpada incandescente de 60W de potência por uma fluorescente de apenas 15W, há uma economia de 80% na conta de luz.

Lâmpada LED

São as lâmpadas com tecnologia mais moderna do mercado. São totalmente eletrônicas. Esse modelo chega a durar até 50 vezes mais que a incandescente e proporciona economia de até 80% na conta de luz.

Pronto! Sua casa já está bem iluminada. Aproveite e revise esses pontos. O final do ano está próximo…

Uma estrela vinda de Belém está a caminho, trazendo a luz mais intensa… a LUZ DO AMOR! Esta não apagará nunca. Sem prazo de validade! Caso queimar, abrace alguém que te queira bem. Ela ascenderá imediatamente. E quanto mais tempo você manter acesa em seu coração, mais forte e FELIZ você será! Que assim seja! Saudações Iluminadas, Um beijo e um cheiro da Deia

Compartilhe!
SOBRE O AUTOR
Andréa Deprá

Por

POSTS RELACIONADOS
COMENTÁRIOS

0 Comentários

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

IMPORTANTE!
As informações recebidas e publicadas são de responsabilidade total de quem as enviou. Apenas publicamos as matérias e notas que as assessorias de imprensa nos passam. Qualquer problema, envie-nos e-mail relatando o ocorrido que transmitiremos aos devidos responsáveis.
desenvolvido porDue Propaganda