Revista Statto

QUEM NÃO SE COMUNICA, SE TRUMBICA

10/02/2020 às 08h19

A velha frase de Chacrinha nunca esteve tão atual. A comunicação é fator decisivo para praticamente tudo o que fazemos no dia a dia, seja no campo pessoal ou profissional.

Os maiores defensores de qualquer empresa serão sempre os funcionários, desde que os mesmos se sintam parte da organização. Para isso, é fundamental que ocorra uma comunicação clara e de forma homogênea, para que todos tenham a mesma linguagem e o mesmo discurso. Não são poucos os casos em que boatos começam a ser espalhados, e os funcionários não defendem a empresa ou até aumentam os rumores por não saberem o que está acontecendo.

Este foi apenas um exemplo dentre tantos os que já vi pelos meus anos de experiência com comunicação. Existem inúmeras formas de transmitir a informação, basta identificar aquela que melhor se adapta ao seu negócio e colocá-la em prática.

Além do mais, a troca é fundamental para o crescimento, não importando o campo de atuação da sua empresa. Grandes ideias surgem a partir de uma conversa, que pode vir de maneira informal em um bate papo no corredor ou durante o café, ou sentados em volta de uma mesa em uma reunião de negócios.

Foi-se o tempo em que não se podia conversar com ninguém sobre seus planos por medo de ter sua ideia “roubada”. O mundo hoje é colaborativo. As cidades estão ampliando seus espaços de coworking e isso é sensacional.

As consultorias também estão em alta, o que prova que conversar sobre suas ideias com quem detém mais conhecimento sobre o assunto é muito válido, pois elas dão novos rumos a um projeto que parecia sem solução.

Falando um pouco da vida pessoal, não adianta chegar em casa de cara fechada, se mantendo em silêncio e esperar que as pessoas com quem convive saibam que você está com problemas ou que não teve um bom dia. A bola de cristal é um objeto de desenhos animados. Com as pessoas é essencial que haja o diálogo.

Experimente ser mais aberto a conversar, a trocar ideias, para ver se as coisas não fluem melhor. Alguém de fora pode ver a solução para algo que está debaixo dos seus olhos e você não consegue enxergar.

Compartilhe!