Revista Statto

RACISMO E POLÍTICA NO BRASIL

23/01/2021 às 14h50

Votar em candidatos negros nas próximas eleições, é sim uma estratégia para uma representatividade, ainda mais sendo uma mulher preta de periferia. Votar em candidatos negros, com o compromisso com os negros e com os movimentos sociais, é melhor ainda.

O racismo tem a função de colocar uma pessoa negra em um poder, com as características e pensamento de supremacia branca, com finalidade de produzir uma fala racista.

O que é o Racismo? Em poucas palavras, posso afirmar que o racismo é uma forma de organizar uma sociedade, também posso afirmar que o racismo é um meio de vida para muitas pessoas.

No Brasil não é diferente, aqui existe o Racismo Estrutural, considerado por muitos intelectuais negros o pior tipo de racismo que existe pois é velado, censurado e silencioso.

Para o Professor Silvio Almeida, um dos maiores pensadores em evidência no Brasil, define o Racismo Estrutural ou Racismo Social, como uma formalização de um conjunto de práticas institucionais, históricas, culturais e interpessoais dentro de uma sociedade que frequentemente coloca um grupo de social ou étnico em uma posição melhor para ter sucesso e ao mesmo tempo prejudicar outros grupos de modo consistente e constante, causando disparidades que se desenvolvem entre os grupos ao longo de um período de tempo.

 

Compartilhe!
SOBRE O AUTOR

Por

POSTS RELACIONADOS
COMENTÁRIOS

0 Comentários

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

IMPORTANTE!
As informações recebidas e publicadas são de responsabilidade total de quem as enviou. Apenas publicamos as matérias e notas que as assessorias de imprensa nos passam. Qualquer problema, envie-nos e-mail relatando o ocorrido que transmitiremos aos devidos responsáveis.
desenvolvido porDue Propaganda