Revista Statto

VOLTA AS AULAS! COISA BOA!

28/02/2019 às 16h55

A sensação de entrar no primeiro dia de aula na escola, deve ser a mesma em casa. A escola prepara com muito carinho a “Volta as Aulas”, e nossa casa deve fazer o mesmo. Não basta mochila nova, cadernos novos se a casa não está receptiva para o ano letivo. Devemos mostrar para nossos filhos que estudar é muito bom, e organizar um lugar gostoso, é o começo do bom desempenho escolar. Um cantinho para estudar ou até mesmo ler, toda casa deve ter. Na maioria das casas ou crianças ou adolescentes estão em período escolar.Toda mãe tem sempre a preocupação do desenvolvimento do seu filho neste período. São méritos de cada um, e a única coisa que temos para fazer/ajudar é proporcionar o bem-estar para eles estudarem. Período de férias é bem diferente do período escolar.Horários regrados é fundamental, tanto no sair de casa quanto no voltar. Portanto, a qualidade dos espaços é importantíssima dentro de uma casa.

É a mochila que chega, a troca de uniformes, calçados tudo deve ter seu lugarzinho definido para não dar acúmulo de stress no decorrer dos próximos dias, que serão muitos.

A casa toda se veste para este período, pois é o maior do ano.Na cozinha o cuidado para boa alimentação, na geladeira as guloseimas preferidas de cada um com lanches tanto para a escola, quanto para os intervalos de estudos em casa.O “cantinho” para o estudo deve ser único para cada indivíduo, seja no quarto ou em algum cômodo da casa feito especialmente para este fim. Este espaço deve ser isolado do restante da casa, e caso seu filho estude na sala, esta deve estar “desligada” de pessoas e de barulhos, e em total silêncio para a melhor concentração do seu filho.Deve ter uma boa iluminação, e aqui uma luminária de mesa é bem-vinda, pois a noite só a iluminação da peça não é o suficiente para boas horas de leitura e estudos. Importante também é o cômodo da cadeira, com a altura correta para mesa.

Na mesa de estudos, onde na maioria já tem o computador, deve ter também espaço para escrever e todo o material de uso em dia: entra aqui lápis, canetas, réguas, canetas coloridas, lápis coloridos, marca textos, borrachas, folhas de papel… Deve ficar bem à vista um mural com a agenda semanal dos horários das atividades extras como aula de inglês, academia, dança, judô, futebol etc. A jornada escolar é longa. Estão preparados?

Meu desejo é que seu filho conclua este ano com muito sucesso, e sinta a sua dedicação para com ele. Não é preciso grandes investimentos, mas sim, mudanças adequadas e pequenas, regadas com muito amor. Eis aqui a maior sabedoria.

Feliz Volta as Aulas. Bjo da Deia

Compartilhe!