Revista Statto

A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE PARA ADULTOS E CRIANÇAS

13/03/2021 às 11h22

A criatividade é a capacidade de criar, ser engenhoso, inventivo e de inovar. Em outras palavras, é tudo aquilo que se refere ao potencial de criação e acontece, essencialmente, por meio da conexão de diferentes conhecimentos e informações aparentemente desconectadas. Mas muita gente não sabe da real importância desta característica na personalidade humana. ”A criatividade é crucial para o desenvolvimento humano, à medida em que permite melhorar nossa vida. Ela abrange não apenas as artes, mas também todas as áreas do conhecimento humano como linguística, ciências exatas, humanas e biológicas. Por exemplo, quando um engenheiro necessita solucionar um problema estrutural, ele precisa usar sua criatividade, da mesma forma que uma criança ao dar uma nova função para um objeto ou um médico ao buscar a cura para determinada doença”.

Mas nem todos nascem criativos. Então, como fazer florescer essa qualidade de personalidade? ”Para desabrochar seu lado criativo, é extremamente importante fugir da rotina, buscar fontes e referências diferentes como leituras, pessoas, experiências, conversas e conhecimentos diversos, para ampliar as possibilidades de ter novas ideias. Aqui diversidade é a chave. Ao mesmo tempo, perseguir a criatividade a todo custo surte o efeito oposto”.

Por isso, também é importante ter momentos de relaxamento e “mente vazia” que é, em geral, quando as ideias surgem espontaneamente. Além disso, durante o processo criativo, não ter medo de errar é fundamental. É necessário encarar o momento de criação não em termos de acerto ou erro, mas de experimentação. Essa mudança de perspectiva muda tudo, fazendo com que o indivíduo se empenhe mais, se divirta mais e, com isso, vá mais longe, conquistando resultados melhores. ”Afinal, a raiz de toda criatividade é a liberdade”.

Então, será que as pessoas mais rígidas e “certinhas” sofrem mais para conseguirem ser criativas? “Existem pessoas criativas em todas as áreas do conhecimento, não apenas nas artes, mas em exatas, medicina, engenharia, etc…. No entanto, no caso das pessoas muito rígidas que veem o mundo em termos de certo e errado, preto ou branco e nas que são muito perfeccionistas, o processo criativo é significativamente prejudicado. Costumo dizer que o perfeito é inimigo do feito. Em relação à criatividade, isso é especialmente verdadeiro”.

O perfeccionismo pode não apenas impedir que o indivíduo termine o seu trabalho, como muitas vezes o impede até mesmo de iniciá-lo por acreditar que sua capacidade está além da sua visão particular de “perfeição”. Lembrando aqui que perfeição nada mais é do que um ponto de vista específico, amplamente questionável e mutável.

E existe um tipo de personalidade mais propenso à criatividade? “Sim, as pessoas mais abertas às novas ideias, mais flexíveis, curiosas e persistentes costumam ser mais criativas. Mas isso não significa que quem não se sente criativo hoje, nunca será. Pelo contrário, todos nós já nascemos criativos. Apenas precisamos fortalecer a criatividade que já nos é inata”. Saber que se pode melhorar sempre, em qualquer área da vida, inclusive em relação à criatividade, é essencial para evoluirmos. Assim, a criatividade pode ser potencializada ao longo de toda a vida, bastam os estímulos corretos e, principalmente, interesse por parte do indivíduo.

E a criatividade pode exercer um papel importante nesse momento de isolamento à medida em que o tédio e o ócio a favorecem. “Quando sentimos tédio, invariavelmente buscamos combatê-lo, criando assim novas soluções, descobrindo novas alternativas e possibilidades. Além disso, o processo criativo favorece que o indivíduo esteja presente no momento corrente, sem se preocupar com o passado ou ansiar o futuro, propiciando assim mais serenidade e bem-estar”. Para colocar a criatividade a seu favor nesse momento de isolamento social, é importante escolher uma atividade que dê prazer e ter a mente aberta para cozinhar, escrever, costurar, pintar, criar músicas, podcasts, vídeos caseiros, criar álbuns de fotos, colagens, dançar, inventar jogos e brincadeiras. As possibilidades são infinitas.

Para as crianças, em especial, a criatividade exerce papel fundamental. Ela é extremamente importante para o desenvolvimento infantil por permitir que se adquira conhecimento e interferir no ambiente ao redor. E também por favorecer que a criança experimente, descubra e aprenda, desenvolvendo assim sua inteligência cognitiva. “Para tanto, é crucial permitir que ela crie sem restrições. Em geral, os adultos têm um desejo de fazer de um modo específico, tomando a dianteira e impedindo que os pequenos experimentem. O importante aqui é deixá-los inventar sua própria forma de criar e solucionar os problemas. Junto ao estímulo à criatividade, é essencial estimular também a imaginação, que impacta em todos os aspectos de nossa experiência e nos permite absorver o mundo, simular cenários, futuros e criar versões alternativas dele”.

O físico Albert Einstein, um ferrenho defensor do poder da imaginação e que a usava amplamente no desenvolvimento das suas teorias, já dizia: “A lógica leva você do ponto A ao ponto B. A imaginação leva você a qualquer lugar”.

————————————————————————————————————————————————————————————————————-

Juliana Zellauy Feres – É especialista em Neurociência e Comportamento (PUC-RS), formada em Programação Neurolinguística pela Achology (Reino Unido), em Psicologia Positiva pelo IPPC (Instituto de Psicologia Positiva e Comportamento) e em Mindfulness pela Unifesp (Departamento de Medicina Preventiva). Palestrante, Mentora e Produtora de Conteúdos (podcasts, vídeos, cursos, e-books, meditações, artigos, entre outros) com mais de 8.000 alunos ao redor do mundo.

Compartilhe!
SOBRE O AUTOR
Juliana Feres

Por

POSTS RELACIONADOS
COMENTÁRIOS

0 Comentários

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

IMPORTANTE!
As informações recebidas e publicadas são de responsabilidade total de quem as enviou. Apenas publicamos as matérias e notas que as assessorias de imprensa nos passam. Qualquer problema, envie-nos e-mail relatando o ocorrido que transmitiremos aos devidos responsáveis.
desenvolvido porDue Propaganda