Revista Statto

EMPODERAMENTO FEMININO

22/03/2019 às 18h20

Estamos em março, comemorado o mês alusivo as mulheres.  Aproveitando esse mês especial onde várias campanhas e palestras possibilitam mulheres a conhecer e fortalecer sua participação social, precisamos falar de “Empoderamento feminino”, considerado o ato que posiciona e estimula mulheres a lutarem por sua identidade, seus desejos e direitos, fortalecendo a consciência coletiva de lutas e ações que encorajem e promovam a equidade social.

Este ato significa tomar o “poder para si” e entender suas capacidades para começar a realizar as transformações em vários aspectos de sua vida amorosa, sexual, familiar, social e financeira.

Após reconhecer e compreender o empoderamento feminino, as mulheres ficarão mais autoconfiantes e independentes, transmitindo esse “poder” para outras mulheres, construindo alianças e conscientizando de que és capaz de edificar sua vida e realizar seus sonhos.

Este movimento é chamado de sororidade, conceito que consolida a irmandade e empatia entre mulheres. Com essa união, aumentamos a força possibilitando criar mais espaços para as mulheres mostrar que: Queremos e podemos realizar o que nos faz feliz.

  • “Empoderamento é a capacidade, do indivíduo realizar, por si mesmo, as mudanças necessárias para evoluir e se fortalecer”. Paulo Freire
  • “O empoderamento feminino faz-se na vida cotidiana, como um processo de busca e conquista da autonomia e da autodeterminação a partir da própria mulher, não sendo possível que outra pessoa faça isso por ela “. (SARDENBERG, 2006).

Compartilhe!