Revista Statto

QUAL É O PODER DA GENTILEZA?

14/11/2021 às 11h14

Assim como o sol derrete o gelo, a gentileza evapora mal-entendidos, desconfianças e hostilidade” Albert Schweitzer

Gentileza derivada do latim gentilis, significa da mesma família ou clã, de gens, traz a ideia de nobreza, bem tratar os outros.

“Pesquisas realizadas por universidades e institutos reconhecidos internacionalmente comprovam aquilo que, intuitivamente, já sabíamos: praticar a bondade e ter empatia pelo próximo afeta positivamente nossa saúde física e psicológica, estendendo até nossa longevidade. Gentileza gera saúde para o nosso corpo”. https://razoesparaacreditar.com/ciencia-gentileza-instituto/

O antídoto para o negacionismo, o fortalecimento intencional da ignorância, a desvalidação da ciência, os discursos de segregação, ódio e egoísmo exacerbado é a prática da gentileza, curando e prevenindo estados emocionais doentios.

“(…) a gentileza beneficia “o sistema imunológico e a pressão sanguínea, e ajuda as pessoas a viverem mais e melhor”. “É incrível, porque existe uma fonte inesgotável e gratuita deste benefício e não há como exagerar na dose.”

“(…) a gentileza beneficia “o sistema imunológico e a pressão sanguínea, e ajuda as pessoas a viverem mais e melhor”. “É incrível, porque existe uma fonte inesgotável e gratuita deste benefício e não há como exagerar na dose” – Kelli Harding, médica da Universidade de Columbia, autora do livro Efeito Coelho.

O comportamento gentil é pleno, transparente e impactante.

A nobreza de caráter é reconhecida por gestos, escolhas e posicionamento confiante, é a favor do bem-estar pessoal, coletivo e da dignidade humana.

Gentileza é um acontecimento que se dá consigo mesmo, pelo cuidado, acolhimento, posicionamento, respeito e autoconsideração.

Afinal não é possível ofertar aos outros aquilo que não é valorizado e reconhecido em si mesmo.

Reconhecer a essência pessoal, a própria identidade, a razão de ser e existir no mundo é ser forte o suficiente para não seguir a moda da vez, recusando fazer parte de um modo de viver tolo, superficial e doentio.

A educação para a gentileza, nasce da sabedoria pessoal, quando a história de vida, escolhas e auto posicionamento tornam-se bússola e mapas para ser quem se é. A partir disso a gentileza acontece com tudo e todos de forma natural.

A pessoa gentil cria uma atmosfera de fidelidade e confiança ao seu redor contagiando outras pessoas, pois reconhece a importância de todos e jamais compactua com atitudes egoístas, preconceituosas e excludentes.

Sua compaixão genuína e natural apenas é, não precisa de comprovações ou validações. Brota de dentro para fora e espalha suas flores e frutos por onde passa, não espera retribuição.

Outro comportamento de pessoas gentis é a gestão autoconsciente de suas emoções, elas não precisam atacar para se defender, pois tem facilidade para ressignificar seus sentimentos a partir da inteligência emocional.

Atitudes de pessoas:

  • Facilidade em relacionar-se com o mundo que as cerca
  • Respeito e facilidade no trabalho em grupo
  • Valoriza outras pessoas e não é subserviente
  • Uso correto das palavras “por favor”, “obrigada”, “você poderia”
  • Boas maneiras é seu estilo
  • Acredita que gentileza é comportamento que precisa ser nutrido
  • Acredita que a gentileza humaniza as pessoas e os relacionamentos

Como expressar gentileza no dia a dia, e fortalecer esse valor pessoal criando oportunidades de desenvolvimento pessoal e coletivo?

  • Respeitar limites pessoais e coletivos
  • Rejeitar vantagens: como furar filas, dar “jeitinho”
  • Engajar-se no respeito as regras de boa convivência
  • Exercitar a empatia
  • Nutrir a autoconfiança
  • Ser referência pelo simples ato de gentileza
  • Experimentar os benefícios da gentileza na vida e relacionamentos
  • Praticar escuta empática
  • Retribuir falta de respeito e educação com gentileza
  • Respirar fundo, alinhar-se com sua gentileza e afastar-se de situações ou pessoas grosseiras

Deixo uma pratica meditativa para inspirar e nutrir sua atitude de gentileza, ouça aqui https://encurtador.com.br/koEU9

Siga meu perfil no instagram @educacaoacademiaconfluencia

Boas experiências! Abraço carinhoso!

Compartilhe!
SOBRE O AUTOR

Por

POSTS RELACIONADOS
COMENTÁRIOS

1 Comentário

  1. Quanto mais gentileza interna mais gentileza no mundo! Grata revista Statto pela oportunidade de partilhar experiências e saberes. Abraço carinhoso!

    Comentário por Anna Maria de Olivei - dia 15 de novembro de 2021 às 11:47
ESCREVA UM COMENTÁRIO

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

IMPORTANTE!
As informações recebidas e publicadas são de responsabilidade total de quem as enviou. Apenas publicamos as matérias e notas que as assessorias de imprensa nos passam. Qualquer problema, envie-nos e-mail relatando o ocorrido que transmitiremos aos devidos responsáveis.
desenvolvido porDue Propaganda