Revista Statto

PERSISTIR E INSISTIR

07/01/2022 às 19h46

Uma linha tênue é traçada no caminho entre persistir e insistir, por isso devemos ficar atentos para não sucumbirmos e deparar-nos com a derrota. Apesar de parecerem sinônimas, insistir e persistir possuem diferenças tão complexas e tão profundas, que se faz necessária a explanação de suas diferenças.

É comum ouvirmos história de insistência que deram certo e que não deram tão certo assim. Quando insistimos em algo, colocamos toda nossa energia naquele objetivo, porém sem buscar alguma solução inovadora, sem enxergar novas possibilidades ou adaptações para a conquista de nossos objetivos. Insistir é a repetição de uma mesma atitude, mesmo se ela não surte o efeito desejado. Logo, entendo que insistência está intimamente relacionado à teimosia.

Atualmente vemos tantos discursos e pessoas insistentes, que não analisam o contexto, acabam prejudicando pessoas, muitas vezes vão de encontro a estudos, contra a ciência, na contramão da evidência… mas que enxergam na insistência uma corda de fundamentação de uma razão muitas vezes infundada. Mais preocupante é quando a insistência entra no campo da intolerância e acaba atingindo dimensões demasiadamente perigosas. Em suma, insistir em algo que não está dando certo é tolice.

Já persistir em algo, é ir além da insistência, é buscar soluções para que seja alcançado o objetivo. Persistir é não desistir de mostrar ao universo e às pessoas a eficácia de seu propósito, mesmo que para isso seja necessária mudanças e adaptações em suas metodologias e explanações.

A persistência é algo valioso não só pelos exemplos que ela deixa, mas a ação que ela resulta. Persistir está intimamente ligado à determinação, resiliência e força de vontade, que são ingredientes imprescindíveis para nossas conquistas, vitórias e satisfação pessoal.

Portanto a reflexão deste texto é a necessidade de dar-se conta da diferença entre a persistência e a teimosia, pois mesmo aqui explanado suas diferenças, às vezes são atitudes sutis e bem delicadas que as define na prática. Escolher entre persistir e insistir é o que irá determinar nossas conquistas, nosso amadurecimento e muitas vezes uma avaliação sobre nossos erros e acertos.

Que a persistência prevaleça. Sempre. Isso muda o mundo.

Compartilhe!
SOBRE O AUTOR

Por

POSTS RELACIONADOS
COMENTÁRIOS

0 Comentários

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

IMPORTANTE!
As informações recebidas e publicadas são de responsabilidade total de quem as enviou. Apenas publicamos as matérias e notas que as assessorias de imprensa nos passam. Qualquer problema, envie-nos e-mail relatando o ocorrido que transmitiremos aos devidos responsáveis.
desenvolvido porDue Propaganda