Revista Statto

SELEÇÃO DOS MELHORES LIVROS PARA TURBINAR SUA MENTE

24/06/2020 às 09h49

Aqui você encontra minha seleção especial de livros (apresentados também no meu Instagram @simplesmente.seja), que considero os melhores de todos para abrir, expandir e turbinar a sua mente.

Seja por proporcionarem insights poderosos, técnicas eficazes, estratégias extraordinárias, cada um deles apresenta algo incrível, que você descobrirá nas descrições abaixo.

Alguns, como “A Arte da Felicidade”, são bem difíceis de encontrar, assim, para facilitar o seu acesso a eles e para que possa conhecê-los em detalhes, clicando nos títulos você terá acesso direto ao site com as informações específicas de cada livro.

Como amo ler e compartilhar aprendizados, a cada semana você encontrará no meu perfil uma nova indicação. Boas leituras!

A Coragem de Ser Imperfeito (Brené Brown)

Na lista dos mais vendidos há tempos, neste best seller a pesquisadora de vulnerabilidade pioneira Brené Brown mostra que aceitar a nossa vulnerabilidade é a mais pura definição de coragem. Baseada em sua longa experiência científica e pessoal, Brené prova que as pessoas que se expõem são mais autênticas, criativas e realizadas. Mais do que isso, ela mostra como fazer isso com estratégias eficazes para se ter uma vida verdadeiramente plena. Imperdível!

Manual prático de Mindfulness (Marcelo Demarzo e Javier Garcia Campayo)

Para quem está iniciando suas práticas meditativas uma excelente dica, também da maravilhosa Editora Palas Athena, é o “Manual Prático de Mindfulness” do Marcelo Demarzo (com quem tive a honra de ser aluna) e do Javier García Campayo. Dentro das diversas modalidades de meditação, o Mindfulness não tem qualquer orientação religiosa e é totalmente embasado pela ciência. Este manual ajudará você a desenvolver a sua prática, navegando por assuntos fundamentais como: o que é o Mindfulness, quais são seus benefícios, como praticar, como enfrentar os problemas mais comuns nas práticas meditativas, como realizar o manejo das emoções, entre outros temas cruciais. Se você quer começar a praticar, este é o seu livro. Super recomendo!

Em busca de Sentido: Um psicólogo no campo de concentração (Viktor E. Frankl)

Nesta comovente biografia, Viktor conta a sua experiência em campos de extermínio durante a segunda guerra mundial. Trata-se de um testemunho impressionante capaz de nos trazer uma luz para situações difíceis, aparentemente sem sentido e, portanto, nos ajudar a refletir e a processar o que estamos vivendo de uma maneira positiva. Para deixar você com ainda mais vontade, deixo aqui um trecho: “Mesmo uma vítima desamparada, que não pode mudar, pode erguer-se acima de si mesma, crescer para além de si mesma e, assim, mudar-se a si mesma. Pode transformar a tragédia pessoal em triunfo”. Essencial para este nosso momento!

Viver a Catástrofe Total (Jon Kabat-Zinn)

O tema do livro “Viver à Catástrofe Total” tem tudo a ver com o que estamos passando no momento. Apesar do título impactante, este livro apresenta abordagens mente-corpo testadas pela medicina e oriundas da meditação e do yoga para combater o estresse, dar mais equilíbrio ao corpo e à mente e estimular o bem-estar e a cura. De acordo com o autor Jon Kabat-Zinn, considerado um dos “pais” do Mindfulness: “Para mim, enfrentar a catástrofe total significa encontrar e aprender a conviver com o que há́ de mais profundo e melhor e, em última análise, mais humano dentro de nós mesmos. (….) Catástrofe, aqui, não significa desastre, mas a pungente enormidade da nossa experiência de vida.” (Jon Kabat-Zinn). Além do seu conteúdo sensacional, o livro é da Editora Palas Athena, associação que é referência no desenvolvimento de atividades nas áreas da Cultura de Paz, Educação, Direitos Humanos, Meio Ambiente e Promoção Social. Quem compra os livros deles contribui diretamente para manter os trabalhos imprescindíveis que eles desenvolvem há 48 anos.

Como manter a mente sã (Philippa Perry)  

Neste livro de Philippa Perry, ela não traz respostas prontas, mas incentiva o leitor de forma muito prática a navegar com confiança e buscar as suas próprias respostas. O pequeno, mas transformador livro, inclui ainda uma série de exercícios para fortalecer nossa resiliência, aumentar nossa criatividade e nossa perspectiva. Super recomendo este, bem como outros livros desta série da The School of Life, que tratam de temas tão essenciais para a nossa vida de forma muito precisa e prática.

Minha História (Michelle Obama)

“Só se chega a algum lugar construindo uma realidade melhor, mesmo que de início, na nossa própria cabeça. Ou, como Barack disse aquela noite, podemos viver no mundo como ele é, mas ainda podemos trabalhar para criar o mundo que deveria ser.” Esta frase do livro “Minha História” de Michelle Obama resume bem o que sempre acreditei. Se você está em busca de um livro inspirador, a biografia de Michelle vale cada palavra, cada capítulo. Mostra uma mulher forte, inteligente, mãe, esposa, profissional de excelência e os bastidores por trás da política. Apresenta a garra de uma mulher para manter a família intacta, mesmo em meio às maiores turbulências. Mostra também humanidade, imperfeições (e quem não tem?) E muita superação de uma mulher rotulada por sua aparência física e origem social. Um exemplo de mulher que superou todas as expectativas que lhe impunham para ir além, muito além. O tipo de livro que você não consegue largar!

A arte da Felicidade: um Manual para a Vida (Dalai Lama e Howard C. Cutler)

“A Arte da Felicidade”, é uma leitura muito leve, porém transformadora, sendo muito mais uma conversa fascinante entre o Dalai Lama e o psiquiatra Howard C. Cutler. Tendo o lido pela primeira vez em 2001, não é exagero dizer que este livro foi determinante para a visão de mundo que tenho hoje. Para muito além das religiões, o livro ajuda a lidar com as dificuldades comuns a todos nós, tendo como pano de fundo uma base científica muito bem fundamentada. Mais do que uma busca egóica de felicidade individual a todo custo, o tom da conversa é a de que a busca da felicidade vai muito além de oferecer benefícios apenas ao indivíduo, mas também impacta positivamente a família dele e à sociedade como um todo. Para refletir, aquecer o coração e despertar nossa sabedoria (aquela mesma que já existe em cada um de nós). Sem dúvidas, este faz parte da minha lista dos top 5 (top 3 talvez?), de livros inesquecíveis! Por ser mais antigo, este livro é difícil de encontrar, mas você o encontrará no link clicando no título.

Como eu sempre digo: quando mudamos a nossa mente, mudamos o nosso mundo. E a leitura é uma ferramenta essencial neste nosso caminho para termos uma vida plena. Este é o melhor investimento que podemos fazer, já que o conhecimento ninguém pode tirar de você. Um grande abraço e boas leituras!

 

Compartilhe!
SOBRE O AUTOR
Juliana Feres

Por

POSTS RELACIONADOS
COMENTÁRIOS

0 Comentários

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

IMPORTANTE!
As informações recebidas e publicadas são de responsabilidade total de quem as enviou. Apenas publicamos as matérias e notas que as assessorias de imprensa nos passam. Qualquer problema, envie-nos e-mail relatando o ocorrido que transmitiremos aos devidos responsáveis.
desenvolvido porDue Propaganda