Revista Statto

APARECIDA

13/03/2020 às 11h00

A imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi encontrada no rio Paraíba em 1717 por pescadores que estavam com dificuldade para achar peixes. Primeiro eles encontraram o corpo da imagem e logo mais a cabeça. Então, o milagre aconteceu e surgiram tantos peixes que tiveram que voltar ao porto pelo risco de o volume de pesca afundar a embarcação.

A partir desse momento, iniciou-se a devoção pela Virgem. Em 1745, há 170km da cidade de São Paulo, foi construída a igreja matriz ou Basílica Velha em estilo barroco a qual abrigou a imagem de Nossa Senhora Aparecida até 1982. Com aproximadamente 40cm, hoje a imagem original encontra-se no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Em 1955, o Santuário Nacional de Aparecida foi erguido na cidade, fazendo com que milhares de peregrinos começassem a visitar à região em busca da remissão de pecados e do agradecimento pelas graças concedidas. Considerado o maior santuário mariano do mundo, o espaço é composto por: Capela de São José, Capela do Santíssimo, Capela do Batismo, Capela da Ressurreição, Passarela da Fé, Museu Nossa Senhora Aparecida, Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, Tribuna Bento XVI, Mirante, Campanário, Presépio, Sala das Promessas, Capela das Velas, Centro de Apoio ao Romeiro e Memorial Redentorista.

Um passeio imperdível é o de barco pelo rio Paraíba partindo do porto Itaguaçu. Um guia conta a história de Aparecida enquanto você aprecia uma paisagem linda em meio a natureza.

Para ter uma visão panorâmica da cidade, a melhor maneira é realizar o passeio de teleférico até a torre do mirante. O pôr do sol visto de lá é incrível.

Para quem viaja com crianças, recentemente inaugurou mais dois atrativos: o Trem do Devoto, que percorre 1400 metros do Caminho do Rosário saindo da Estação Cidade até a Estação Porto, e o Pedalinho Devotos Mirins para passear no lago. Além disso, o complexo do santuário oferece um pequeno parque de diversões e a oportunidade de visitar o Aquário com espécies tanto de água doce quanto salgada.

Compras podem ser feitas nas mais diversas lojas no Centro de Apoio ao Romeiro e também na Feira Livre localizada nos arredores do Santuário Nacional, é possível encontrar de tudo, de artigos religiosos a roupas, brinquedos, eletrônicos e lembranças do município.

Se quiser tornar a viagem ainda mais memorável que tal conhecer a Canção Nova, o Seminário Frei Galvão e Campos do Jordão?

O termo “Canção Nova” corresponde ao Cântico Novo, tema que perpassa toda a história da salvação: é o cântico dos remidos, o cântico das mulheres e homens novos para o Mundo Novo. A Comunidade Canção Nova assume o compromisso de ser este cântico para a Igreja e para o mundo e está localizada a aproximadamente 40 minutos de Aparecida.

Frei Galvão foi o primeiro santo brasileiro e em Guaratinguetá, cidade ao lado de Aparecida, é possível visitar, além do Seminário, a Catedral de Santo Antônio e a casa onde o Santo viveu. Lembre-se de levar para casa as pílulas milagrosas!

São somente 70km que separam Aparecida de Campos do Jordão, então aproveite para conhecer essa cidade charmosa considerada popularmente como a “Suíça Brasileira”, graças à sua arquitetura inspirada em construções europeias e pelo seu clima mais frio que a média brasileira.

Devotos ou não, quem visita Aparecida se surpreende!

Depoimento:

Vale a pena percorrer o Caminho do Rosário onde são retratados os cenários dos Mistérios por meio de esculturas. Um verdadeiro museu a céu aberto capaz de proporcionar uma experiência única de paz junto à natureza.

Giuliano Laporta – fisioterapeuta

Camila Dal Forno – médica

Compartilhe!