Revista Statto

COMO INTRODUZIR A ORGANIZAÇÃO EM SUA VIDA

15/02/2021 às 16h21

Organizar x Arrumar. Você sabe a diferença?

Quando falamos em organização é natural muitas pessoas confundirem com arrumação. Você sabia que na prática há uma grande diferença de significados entre essas palavras?

Observe um exemplo simples de uma arrumação: uma pessoa precisa de espaço na estante da sala. Há uma gaveta com vários objetos, entre eles canetas, blocos de papel, carregadores de celular, moedas, pilhas, chaves, cartões de visita, boletos, abridor de garrafas e outras coisinhas. Para ganhar esse espaço, ela deposita todos os itens, sem critério, numa caixa bonita e coloca na prateleira, onde já estão outras.

Isso é muito comum, esconder ou tirar da vista o que está incomodando e atrapalhando a rotina.

Essa personagem ganhou espaço? Sim. Ela resolveu o problema e organizou o ambiente? Não. E você sabe o porquê? Por mais que ela tenha se esforçado, não houve seleção do que realmente precisava ficar e nem setorização dos itens conforme o ambiente ou necessidade de uso. Além disso, da próxima vez que precisar achar qualquer objeto, provavelmente terá o mesmo trabalho para encontrá-lo.

Com algumas perguntas básicas podemos chegar a muitas conclusões.

Pense bem, por que guardar abridor de garrafas na gaveta da estante da sala? As pilhas estão novas? E as moedas? Muitos objetos concentrados num espaço para diferentes usos na rotina da casa. Tem algo errado nessa “organização”.

Adapte sua rotina, faça pequenas mudanças e comprometa-se com você.

Organizar vai muito além de “esconder” itens que possam estar ocupando espaços desnecessários. Organizar começa com a seleção daquilo que fica e o que pode ser descartado. Assim, pode-se dar destino certo ao que está quebrado, rasgado ou até mesmo aqueles itens que estão sem utilidade ou que simplesmente enjoamos.

Não se perca nesse processo e leve cada tarefa a sério (por menor que seja).

Se você pretende separar objetos para conserto, veja se vale a pena. Estipule prazos para não correr o risco de caírem no esquecimento e serem abandonados num canto qualquer. Isso se chama comprometimento.

Mas organizar não se limita apenas a descartar o que não será mais necessário, é importante categorizar e encontrar locais certos para cada item.

Vamos às dicas!

Acredite, não é difícil manter um ambiente organizado, contando que você esteja empenhada em mudar alguns hábitos. Dessa forma, pequenas mudanças podem ser significativas. Separei umas dicas básicas para que você comece a trilhar esse caminho. Vamos lá!

  • Tenha em casa apenas aquilo o que importa. Se não usa mais, doe, coloque no concerto ou descarte.
  • Facilite a rotina deixando sempre à mão os itens que usa com frequência.
  • Evite espalhar roupas pela casa. As que estiverem limpas devem ficar no guarda-roupa, já as sujas vão para o cesto.
  • Cada item deve ter um local próprio de acordo com o uso. Ou seja, itens de cozinha ficam na cozinha, itens de papelaria ficam no escritório e assim por diante.
  • Se tirar algo do lugar, guarde-o assim que terminar de usar.
  • Não deixe que os papeis se acumulem. Crie uma caixa de entrada e vá distribuindo as contas a pagar e as já pagas. Separe informativos, propagandas e correspondências.
  • Não deixe para amanhã o que pode fazer agora. Não procrastine! Deixe a preguiça de lado e arrume a cama logo pela manhã, essa simples tarefa vai te dar ânimo para fazer outras.
  • Avalie se o que funciona para você também irá facilitar a rotina de todos os moradores da casa. Aliás, envolva toda a família nesse processo.
  • Começou a pensar em organizar? Divida em etapas. Às vezes nos empolgamos e queremos fazer tudo de uma só vez e nada fica pronto.
  • Faça disso um momento especial, coloque uma música animada e mão na massa!

Se mesmo depois dessas dicas ainda restar dúvidas ou você não souber por onde começar, não hesite em consultar uma profissional de organização.

Manter a casa organizada pode ser um desafio, mas o resultado será animador! O importante é dar o primeiro passo e acreditar que você merece ter uma vida mais prática e leve.

Compartilhe!
SOBRE O AUTOR

Por

POSTS RELACIONADOS
COMENTÁRIOS

0 Comentários

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

IMPORTANTE!
As informações recebidas e publicadas são de responsabilidade total de quem as enviou. Apenas publicamos as matérias e notas que as assessorias de imprensa nos passam. Qualquer problema, envie-nos e-mail relatando o ocorrido que transmitiremos aos devidos responsáveis.
desenvolvido porDue Propaganda