Revista Statto

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PERSONAL ORGANIZER

26/04/2019 às 09h04

ORGANIZAÇÃO DE MUDANÇAS

Personal Organizer é uma dessas profissões novas, que surgiram devido à demanda do mercado por profissionais direcionados a nichos cada vez mais específicos, assim como expliquei na coluna anterior, na qual falei sobre o profissional da organização. Nessa coluna vou listar as principais áreas de atuações e começar a série explicando sobre Organização de Mudanças, que é um dos setores que mais cresce dentro do mundo da organização profissional.

Levando em consideração que, em todas as áreas da vida, necessitamos encontrar soluções para organizar, as possibilidades de atuação se tornam muito abrangentes. Os projetos de organização podem ter como finalidade organização de escritório, digital, residencial, organização para idosos, pós-casamento, recém-nascido, pós-divórcio, pós-luto e o setor que vamos conhecer na coluna de hoje: organização de mudanças.

Essas possibilidades de contratação de um profissional vão de encontro com a necessidade do cliente, como por exemplo, em qual fase na vida ele se encontra. No caso de estar se mudando, qualquer pessoa precisa de tempo para preparar a pré-mudança e a pós-mudança. Mas vocês já se perguntaram “Eu tenho esse tempo disponível? ”, ou até mesmo “eu quero e sei organizar toda a minha mudança? ”. Para esses casos, existe uma área de atuação que é a Organização de Mudança, e ela se subdivide em pré e pós-mudança.

A pré-mudança se caracteriza por embalar corretamente todos os pertences, listar, identificar as caixas, orçar e contratar empresa de mudanças. Assim como, o profissional também fica responsável por acompanhar a equipe de mudança, indicando quais os ambientes que devem ser entregues cada caixa. Orientar os clientes sobre como organizar uma pequena mala de fase imediata e solucionar questões referentes à saída do imóvel.

No serviço de pós-mudança o profissional programa qual a ordem que os ambientes devem ser organizados e quais técnicas de organização devem ser utilizadas para garantir menos perda de tempo e estresse, evitando também aquela fase de “acampamento” entre as pilhas de caixas. Conferir a lista de tudo o que foi retirado do outro imóvel e se estão intactos, fazem parte desse serviço. Só então inicia a organização residencial com a implantação de um sistema de organização personalizado para o cliente.

Existem algumas tarefas que podem ser solicitadas, como por exemplo encaminhar os papéis para alteração de endereço de contas fixas, cópias de chaves, entre outros extras que podem complementar esse serviço. A contratação pode ser apenas para a pré-mudança, ou apenas para a pós-mudança. Porém, é recomendado a contratação das duas para que a conclusão do serviço seja um sucesso.

Está surpreso que existe um nicho voltado para a organização de mudanças? Mas quantas pessoas você conhece que precisam pedir dias de folga, ocupam o final de semana ou perdem tempo produtivo para se dedicar a mudança? Uma equipe profissional saberá organizar de forma metódica e sistemática, garantindo menos tempo perdido e mais satisfação ao começar a nova fase, no novo endereço.

Continue acompanhando se quiser saber mais sobre as áreas de atuação de um personal Organizer.

Logo eu volto, qual será a próxima área?

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