Revista Statto

O RELACIONAMENTO NO TRABALHO É QUESTÃO PROFISSIONAL

03/02/2021 às 14h57

Fiz uma enquete nas redes sociais é o assunto mais solicitado foi o do relacionamento no trabalho. Isso não me espantou em nada, afinal, a maior parte do dia o trabalhador convive com colegas, além de que, todo bom profissional precisa cumprir alguns quesitos importantes e a boa convivência é, sem dúvida, um deles.

É uma situação muito delicada quando surgem conflitos entre colegas; a convivência tende a se complicar e, por consequência, o rendimento no trabalho é comprometido. Se essa situação se prolonga o colaborador fica desmotivado e, muitas vezes, o trabalho passa a ser um suplício. Assim, dedicar-se ao cultivo da boa convivência é fundamental.

Algumas reflexões podem ajudar:

Autoanálise

Antes de qualquer ação é importante analisar qual a razão pela qual você está se sentindo tão afetado pelo outro. Seu colega pode ser uma pessoa difícil, mas você não precisa deixar que as ações dele influenciem as suas emoções. Lembre-se que as pessoas só fazem conosco aquilo que permitimos.

Paciência

Às vezes é mesmo muito difícil conviver com alguém que nos incomoda emocionalmente, mas essa é uma situação oportuna para desenvolver a paciência. E ninguém perde por ser mais paciente, certo? Lembrando Franz Kafka: “Todos os erros humanos são impaciência, uma interrupção prematura de um trabalho metódico”.

Assertividade

O diálogo pode ser, em muitos casos, necessário para a busca de solução. É preciso levar em consideração que não se trata de um monólogo e, muito menos, de um bate-boca. Portanto, todo cuidado é pouco para não piorar ainda mais a situação. Escolha um momento propício, fale com educação e deixe muito claro o que está incomodando você.

Interesse

Uma conversa com o objetivo de solucionar conflitos precisa ter via dupla. Portanto, não se esqueça de dar ao outro o mesmo direito que você deseja para si. Ouça com atenção, procurando compreender, genuinamente, os sentimentos de seu colega. Muitas vezes ofendemos as pessoas, mesmo sem querer, leve em consideração que isso é uma possibilidade. Seja empático!

Manter relacionamentos harmônicos no trabalho é um desafio constante que precisa ser encarado com maturidade, bom senso e, claro, profissionalismo.

www.suelyburiasco.com.br

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