Revista Statto

POR QUE DIPLOMA NÃO GARANTE EMPREGO

04/09/2021 às 10h12

Com o aumento do desemprego, o mercado está mais competitivo do que nunca. Hoje em dia, não basta ter várias graduações e certificados. É necessário entender por que diploma não garante emprego e desenvolver as famosas “soft skills”.

Sempre que uma vaga fica disponível, inúmeros currículos são enviados à empresa por profissionais que afirmam ter a formação e a qualificação técnica para preencher a posição. Estas são as habilidades chamadas “hard skills”, que apesar de necessárias não garantem a vaga, muito menos a continuidade dela no futuro.

Atualmente, estima-se que ao menos dois terços dos empregos dependem de “soft skills” (descritas abaixo). Portanto, mais do que nunca há uma equiparação entre “hard skills” e “soft skills” na hora da escolha de candidatos às vagas disponíveis.

Mas, o que são essas famosas “soft skills” exatamente? E por que diploma não garante emprego?

São habilidades que têm um papel importante na forma como as pessoas trabalham e não são de ordem técnica. Aspectos diferentes do caráter e personalidade de uma pessoa, interação social, mentalidade e inteligência emocional podem ser consideradas “soft skills”.

Por exemplo, enquanto a programação de computadores seja uma “hard skill”, pensamento crítico (que pode até ser parte de vários aspectos da programação de computadores) é considerada uma “soft skill”.

De acordo ao LinkedIn, estas são as 5 principais “soft skills” de maior demanda em 2021 e no futuro:

  • Criatividade
  • Persuasão
  • Colaboração
  • Adaptação
  • Inteligência Emocional

Vamos aprofundar um pouco cada uma delas e analisá-las melhor?

Criatividade

Em 2021, colaboradores que sabem como inovar estão gerando um diferencial enorme às empresas nas quais trabalham. Como os negócios estão sendo ajustados à nova realidade de tentar ser lucrativos durante a pandemia, aqueles que encontram formas visionárias de completar projetos e resolver problemas de maneira criativa são um “tesouro” a qualquer empreendimento.

Tenho um artigo completo sobre como desenvolver a criatividade e gerar prosperidade.

Persuasão

Persuadir significa convencer alguém de alguma coisa, e até fazer que uma pessoa mude de opinião ou comportamento. Isso é vital para o trabalho em equipe bem-sucedido no qual todos estejam focados no mesmo propósito e objetivo. É usado também, é claro, em campanhas de marketing que geram resultados positivos e na hora da venda em si.

Colaboração

No âmbito do trabalho, a colaboração é definida como a atuação em conjunto de profissionais com o intuito de gerar valor. Ainda nesse sentido, a colaboração pode ser a sabedoria ou competência de cada profissional sendo posta em exercício para termos diferentes pontos de vista ou diferentes formas de conseguir solucionar um problema.

Adaptação

Se aprendemos algo nestes últimos dois anos foi que as circunstâncias mudam rapidamente e que vão continuar neste ritmo no futuro. Adaptação é a habilidade de modificar a abordagem de um trabalho para mantê-lo durante imprevistos. É necessário ser capaz de mudar quando existe uma forma melhor de fazer algo. Isso é importante em todos os níveis hierárquicos, pois não são tempos de estagnação.

Inteligência Emocional

Manter a saúde mental e emocional apesar do estresse, perdas e preocupação com o futuro é o maior desafio que as pessoas estão enfrentando na atualidade. Por mais que os indivíduos tentem manter o trabalho e a vida pessoal separados, conflitos internos podem vir à tona durante o expediente. Por isso que ter inteligência emocional é vital.

Existe uma concepção equivocada de que “soft skills” não podem ser aprendidas ou desenvolvidas, que as pessoas são o que são e nunca vão melhorar. O escritor e filósofo americano L. Ron Hubbard comprovou através de muita pesquisa e investigação sobre a mente e o comportamento humano que qualquer pessoa pode sim obter progressos mentais e emocionais extraordinários e duradouros.

Se ao ler este artigo, você identificou que precisa desenvolver ou aprimorar suas “soft skills”, recomendo que inicie com uma terapia positiva e divertida que poderá realizar através do livro Autoanálise (de L. Ron Hubbard), em casa ou até mesmo debaixo de uma árvore.

Entendeu por que diploma não garante emprego? Aguardo seu contato para ser sua mentora no fortalecimento das suas “soft skills”, que são essenciais ao seu sucesso profissional.

Compartilhe!
SOBRE O AUTOR

Por

POSTS RELACIONADOS
COMENTÁRIOS

0 Comentários

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

IMPORTANTE!
As informações recebidas e publicadas são de responsabilidade total de quem as enviou. Apenas publicamos as matérias e notas que as assessorias de imprensa nos passam. Qualquer problema, envie-nos e-mail relatando o ocorrido que transmitiremos aos devidos responsáveis.
desenvolvido porDue Propaganda