Revista Statto

Adeus ano velho… Bem-vindo 2019

01/03/2019 às 14h17

Ficou para trás mais um ano. Agora em 2019, com forças, objetivos, metas e expectativas renovadas, inicie o último ano desta década. Lembrando que em 2010, o Brasil elegeu a primeira mulher presidente do País, a China tornou-se a segunda economia mundial e a Revista Time elegeu Mark Zuckerberg a personalidade daquele ano; em 2011 morreu Osama Bin Laden, a Bolsa de Nova Iorque fundiu-se à Bolsa de Frankfurt tornando a maior do mundo e teve a chegada da Netflix ao Brasil; em 2012 os cientistas do CERN anunciaram o Bóson de Higgs denominada a “Partícula de Deus” e houve a explosão das startups no Brasil; 2013 foi marcado pela renúncia do Papa Bento XVI dando lugar ao Papa Francisco (primeiro Papa argentino), morrem Hugo Chávez, Nelson Mandela e Margaret Tatcher e a Croácia aderiu à União Europeia; em 2014 o Brasil sediou a Copa do Mundo (com aquele estrondoso 7 x 1 na derrota para a Alemanha), mas recebeu a Spotify, a sonda Philae foi o primeiro objeto construído pelo homem a pousar num cometa e teve início a Operação Lava Jato; 2015 trouxe a crise migratória na Europa e o Brasil mergulhou numa forte recessão e também houve a chegada do Uber ao Brasil em São Paulo; já 2016 apresentou o empresário Donald Trump como presidente dos EUA e Dilma Roussef sucumbiu ao processo de impeachment; em 2017 o juiz Sérgio Moro condenou Lula à prisão e o Brasil começou a se restabelecer da recessão e, em 2018 Jair Bolsonaro foi eleito presidente do Brasil.

Com esta breve retrospectiva, percebe-se que aconteceram muitas coisas nestes últimos 9 anos e, a boa notícia é que devemos iniciar 2019 com a inflação sob controle, juros básicos em patamar mais baixo e, certamente, com uma sociedade mais vigilante para cobrar esforços fiscais e orçamentários do governo. Sabe-se também que há uma longa jornada a ser percorrida e que não há caminhos fáceis. É preciso ficar atento às tendências do mercado, planejar estratégias vantajosas para o seu negócio e trabalhar, trabalhar muito.

Uma boa maneira de começar o ano novo é estabelecer um minucioso planejamento para seu empreendimento. Há oportunidades de negócios lucrativos por todos os lados. No entanto, é preciso embasar seu planejamento empresarial considerando a situação atual do mercado, verificando quais tipos de negócios estão em alta, quais àqueles que estão consolidados e que se sustentam em perspectivas de longo prazo. Porém, não há nenhuma garantia de que aquilo que funcionou até hoje, continue trazendo êxito no futuro.

Encontrar problemas que não estão sendo devidamente resolvidos pelas empresas e tentar conceber formas para tornar esse tipo de solução mais eficiente, mais rápida ou mais barata é uma boa forma de começar a pensar diferente neste 2019. Outra sugestão é pensar como servir “melhor” seus clientes, a partir da entrega de soluções para os problemas que estes enfrentam. Outra perspectiva é vislumbrar oportunidades, analisando o que você faz melhor do que os outros e como poderia potencializar este talento próprio.

Dispare na frente da concorrência, não fique adormecido na zona de conforto, sempre há maneiras diferentes de fazer coisas que possam ser mais lucrativas para empresa e que tenham mais valor para o cliente. Pense nos negócios que continuam prosperando, diversifique. Invista em qualidade de vida, numa alimentação saudável e, há sim inúmeros negócios que podem utilizar este viés como ponto de ganho econômico, porque há muitas pessoas interessadas em manter uma alimentação de qualidade e vida melhor.

Há outro mercado que não liga para os altos e baixos da economia: o Pet. Mantém-se estável e aquecido, talvez por isso o Brasil ocupe a 4ª posição mundial em número de animais de estimação. Realidade virtual e economia compartilhada podem ser boas opções para diversificação, além dos negócios que envolvem beleza e tecnologia que também cresceu, mesmo em meio a recessão na economia brasileira.

Enfim, inicie este ano com a mente aberta, com a alma disposta a desafios, busque ser mais, acredite mais, arregace as mangas, tire as ideias do campo mental, elabore seu planejamento e “viva” 2019 com muita prosperidade em seu negócio.

Compartilhe!