Revista Statto

CINCO MANEIRAS DE GARANTIR SEGURANÇA EM OPERAÇÕES LOGÍSTICAS

29/09/2021 às 11h53

O departamento logístico é considerado um dos mais estratégicos dentro de uma indústria, já que envolve o planejamento e a execução do transporte, armazenamento e estoque de produtos, ações que envolvem e muitas vezes sustentam outras atividades internas.

As operações deste setor têm sempre como objetivo final reduzir custos em toda a cadeia de suprimentos, aumentar a produtividade e melhorar a relação com parceiros e fornecedores, além de controlar, organizar e disponibilizar a mercadoria fabricada no horário e local corretos. “A depender do segmento, cuidados extras serão necessários, como o armazenamento em salas e ambientes especiais devido a necessidade no controle de temperatura e umidade, por exemplo”, explica Giordania R. Tavares, diretora executiva da Rayflex, líder no mercado de portas rápidas. “São atividades que vão muito além da associação feita com a movimentação de materiais”, completa.

Garantir total eficiência em suas operações logísticas depende de uma série de fatores, entretanto, essa atividade industrial ainda é considerada um dos maiores desafios que os gestores buscam superar.  Desde o seu planejamento até a etapa final, é necessário promover processos seguros e contar com os melhores equipamentos para atingir os objetivos e cumprir os protocolos e, para ajudar neste processo, a executiva da Rayflex lista cinco pontos importantes.

Cultura da segurança do trabalho

Um dos pontos mais aconselhados para promover segurança nas operações logísticas é apresentar uma cultura, ou seja, mentalidades e posturas que os funcionários devem seguir para evitar e diminuir determinados riscos. “É importante ressaltar que promover essa segurança deve fazer parte dos valores da empresa. Espalhar avisos e sinalizações em toda a área industrial e utilização de roupas especiais e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para determinadas operações são exemplos de promover a cultura da segurança do trabalho”, observa Giordania.

Treinamento de equipe

A falta de treinamento aos colaboradores é uma das principais causas de acidentes na área logística. “Periodicamente, é aconselhado às indústrias implantarem treinamentos de capacitação para, além de uma melhor preparação dos colaboradores para as suas respectivas funções, também sempre esteja atualizado de possíveis mudanças e da importância dessa ação”, comenta a executiva.

Manutenção preventiva de equipamentos

O uso incorreto de equipamentos ou a constância provoca danos que, ao não serem solucionados, podem acarretar acidentes e colocar a saúde do colaborador em risco. “A manutenção preventiva é uma excelente alternativa para assegurar o bom funcionamento dos equipamentos”, alerta.

Promover o fluxo de trabalho

Mapear todos os processos que devem ser realizados facilita que os colaboradores saibam exatamente as suas funções e ajuda a reduzir os erros, aumentando assim a produtividade.

Utilizar portas rápidas e equipamentos para docas

Optar por equipamentos confiáveis e que apresentam alto grau de segurança é fundamental para diminuição de riscos em suas operações logísticas. “O uso de portas rápidas não só promove maior segurança aos produtos, como isolamento térmico e vedação contra a entrada de agentes contaminantes, mas também permite que as operações sejam feitas com maior agilidade devido a possibilidade de serem fechadas de maneira automática e sistema de autorreparação em caso de choque com veículos”, explica Giordania.

——————————————————————————————

Sobre a Rayflex para mais informações: https://rayflex.com.br

——————————————————————————————

Samara Perez

Markable Comunicação

Compartilhe!
SOBRE O AUTOR

Por

POSTS RELACIONADOS
COMENTÁRIOS

0 Comentários

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

IMPORTANTE!
As informações recebidas e publicadas são de responsabilidade total de quem as enviou. Apenas publicamos as matérias e notas que as assessorias de imprensa nos passam. Qualquer problema, envie-nos e-mail relatando o ocorrido que transmitiremos aos devidos responsáveis.
desenvolvido porDue Propaganda