Revista Statto

10 DICAS PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DO SEU NEGÓCIO

30/07/2021 às 14h28

A pandemia exigiu que as empresas se reinventassem para conseguir enfrentar esse momento complicado. Com tantos profissionais longe do escritório, aumentar a produtividade se tornou um desafio ainda maior.

Tornar-se mais produtivo, apesar de todas as limitações de capital, estrutura e recursos humanos, é um desafio que a maioria dos donos de pequenos negócios precisa encarar.

Contudo, com ideias inovadoras e mudança de atitude, é possível melhorar a gestão do negócio e ainda ter tempo para resolver problemas pessoais.

O “urgente não deixe tempo para o importante” e buscar sempre o equilíbrio entre o pessoal e profissional para conseguir gerir o negócio, conseguindo tempo para refletir e inovar.

Planejamento do negócio

O planejamento permite que o empreendedor não trabalhe apenas para apagar incêndios e possibilita que ele descubra que, mesmo com ações simples, é possível colher bons resultados.

Um bom exemplo dos resultados que um plano de negócio e mudanças simples no modo de funcionamento da empresa podem proporcionar é o do empresário Thiago Marques Santiago, dono da Rustic Burguer Beer, em Macapá (AP).

O empreendedor viu o faturamento da sua empresa aumentar em 15%, mesmo com restrição de horários por força da pandemia, e sem aumento de custos, apenas com a otimização de processos.

Após ser atendido por um dos Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae, dentro do programa Brasil Mais, um questionário respondido pelos funcionários identificou que a ordem dos produtos adicionais na comanda atrasavam o processo de produção e faziam com que a cozinha cometesse alguns erros.

Foi até engraçado. Por meio do Brasil Mais conseguimos identificar um detalhe bobo e adequar a comanda, o que melhorou os processos de produção da nossa cozinha. Diminuímos o tempo de atendimento e a quantidade de pedidos que chegavam errados até os clientes”, comemora Thiago.

O empresário conta que também reorganizou as funções da equipe, o que ajudou a diminuir o tempo de espera dos clientes, que era um dos principais problemas identificados pelos consumidores.

Evitamos retrabalhos e ganhamos no faturamento e tudo foi muito rápido. A equipe se envolveu no processo”, ressalta o empreendedor. “Agora vamos modernizar mais e adquirir novos equipamentos. Estamos com uma previsão de aumentar o nosso faturamento em mais 10%, pois a modernização da cozinha permitirá uma melhor atuação nossa no delivery”.

Como aumentar a produtividade na sua empresa: veja 10 dicas!

Escute a si mesmo: você tem que lembrar que não é uma máquina e seguir o que se adequa à sua realidade. Faça o que gosta, o que tem mais habilidade e descubra os horários em que você mais rende.

Organize as suas atividades: separe poucas horas no fim de semana para organizar as atividades que serão realizadas nos próximos dias, sejam elas profissionais ou pessoais. Separe por ordem de prioridade e dificuldade. Começa a semana já organizada!

Organize o meio: para ter um bom desempenho você precisa de um bom clima organizacional, um espaço suficiente para as suas ferramentas de trabalho e uma boa iluminação.

Silencie tudo o que te desconcentra: se desligue do celular e das redes sociais durante as tarefas, foque em suas prioridades, organize o tempo para as mídias sociais, silencie as notificações para conseguir trabalhar.

Realize as atividades por blocos: realize pequenas pausas entre uma tarefa e outra, seja para o cafezinho ou para fazer algo que te faça bem. Pratique algum exercício físico, reserve no mínimo 2 horas semanais para você.

Automatize as tarefas: delegue o que você não precisa fazer. Se você não fizer isso, não dará conta de cumprir todas as atividades que tem. Não adianta tentar abraçar o mundo. Dessa forma, você como líder consegue se dedicar mais às atividades de gestão e pelo crescimento do negócio. Terceirize as áreas que tem dificuldade Ex. Marketing.

Defina metas claras: a falta de direcionamentos é outro fator que prejudica a produtividade. Ter metas claras e bem definidas é uma forma de orientar os colaboradores sobre o que precisa ser feito e quais são as prioridades de negócios da empresa.

Para isso, no entanto, a empresa precisa ter uma visão clara de onde quer chegar e o que deseja conquistar. Algumas metodologias, como SMART, OKRS e BSC podem te ajudar a definir as metas com maior clareza e objetividade.

Adote ferramentas ágeis em sua rotina: para aumentar a produtividade da empresa, você precisa contar com ferramentas que agilizam os processos e permitem executar as tarefas em poucos passos. Perder tempo e dinheiro é prejudicial para o negócio e impede a empresa de escalar, crescer e se tornar mais competitiva.

Evite o perfeccionismo: é preciso saber dosar esse sentimento. Lembre-se: feito é melhor do que perfeito e tudo que não pode ser uma solução, deve ser visto como um aprendizado. Aproveite para enxergar oportunidades nessas situações.

BPO financeiro: é uma sigla em inglês para Business Process Outsourcing, que nada mais é do que a terceirização da gestão de um determinado processo, no caso financeiro. BPO Financeiro então é, em linhas gerais, quando se contrata uma empresa terceirizada para realizar a gestão das finanças do seu empreendimento, nós da MCO contábil estamos à disposição para te ajudar com isso!!! Com informações do Sebrae

Compartilhe!
SOBRE O AUTOR

Por

POSTS RELACIONADOS
COMENTÁRIOS

0 Comentários

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

IMPORTANTE!
As informações recebidas e publicadas são de responsabilidade total de quem as enviou. Apenas publicamos as matérias e notas que as assessorias de imprensa nos passam. Qualquer problema, envie-nos e-mail relatando o ocorrido que transmitiremos aos devidos responsáveis.
desenvolvido porDue Propaganda