Revista Statto

COMO DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E GERAR PROSPERIDADE

18/11/2020 às 16h40

Muitas pessoas dizem que para ter prosperidade é necessário economizar e investir. Apesar de que estas ações ajudam, o fator mais importante para gerar e manter riqueza em longo prazo é a criatividade. Por isso, resolvi escrever sobre como desenvolver a criatividade e gerar prosperidade.

Uma pessoa com dificuldades financeiras pode pensar que as causas são sempre externas a ela e o resultado é continuar na mesma condição. Olhe ao seu redor e verá provas suficientes disso.

As finanças de um indivíduo só começam a melhorar quando ele se dá conta de que controla o que ocorre em sua vida.

E há algo que qualquer um pode melhorar: a criatividade. Entenda a razão:

Agora, se você pensa que o dinheiro é o fim do esforço, está cometendo um grave erro aqui também, porque o dinheiro é meramente a representação de sua criatividade, é tudo que ele é. Somente representa sua criatividade de alguma forma. Se sua criatividade é boa, você não tem de se preocupar em economizar dinheiro. Seu melhor investimento é sua própria destreza e sua habilidade de recompor as coisas novamente, sua habilidade de se manter com suas próprias pernas e viver – este é o melhor investimento do mundo”. L. Ron Hubbard

Portanto, se quer ter mais dinheiro tem de ser mais criativo. Legal, mas como? Seria possível melhorar a criatividade em qualquer pessoa?

Claro que sim! De fato, a criatividade é algo presente em todos os seres humanos. Mesmo que sua manifestação varie de indivíduo para indivíduo, ela pode ser melhorada e potencializada constantemente.

Vamos começar entendendo bem o conceito. A palavra “criar” vem do latim “creare”, que se traduz em erguer, produzir; mas também está relacionada a “crescere”, ou seja, crescer, aumentar. No grego, a palavra “krainen” (criatividade) significa realizar, desempenhar, preencher.

Portanto, criatividade é simplesmente a capacidade de criar, de trazer algo novo ao mundo: novas formas, soluções, inspirações, novos caminhos e maneiras de fazer as coisas.

Pode estar presente em grandes feitos e em trabalhos artísticos ou simplesmente em um modo diferente de organizar os móveis da sala, gerar grandes descobertas ou pequenas mudanças que conseguimos inventar no dia a dia.

Estou certa de que você já usou sua criatividade para realizar uma festa, um jantar, arrumar o quarto ou um fazer um arranjo de flores aí mesmo na sua casa.

A criatividade é realmente um elemento essencial para a vida, não só para quem trabalha diretamente com o exercício criativo, mas também para gerar novas ideias, colocar planos em ação, lidar melhor com os desafios e resolver problemas.

Mas, quantas vezes você já precisou de uma boa ideia e justamente naquela hora não conseguiu pensar em nada?

Ou, estava tranquilo, fazendo uma atividade qualquer e de repente uma super ideia surge como um passe de mágica em sua cabeça? Isto é mais comum do que se imagina, pois ideias vêm e vão a todo o momento, mas existem horas que parece que elas simplesmente somem de nossa vida, e é o que chamamos de bloqueio criativo.

O primeiro passo é acreditar em seu potencial criativo. Se você pensa que não é uma pessoa criativa, as chances de bloquear sua criatividade aumentam consideravelmente.

A boa notícia é que não existe pessoa sem criatividade, o que existe é falta de treino e desatenção às suas ideias.

Para ajudá-lo, aqui estão algumas dicas de como desenvolver a criatividade e gerar prosperidade:

  • Evite álcool e drogas: seus pensamentos precisam ser claros e objetivos. Ninguém consegue raciocinar direito quando está sob o efeito de álcool ou drogas de qualquer tipo.
  • Tenha uma alimentação saudável evitando açúcar e gorduras prejudiciais: o corpo tem de estar bem nutrido para que sua mente funcione bem.
  • Pratique exercícios físicos regularmente: uma saúde física melhorada vai contribuir para maior saúde mental.
  • Durma bem: depois de 7-8 horas de sono tranquilo, seu pensamento estará mais claro.
  • Combata a introversão: introverter é olhar para dentro de si mesmo. Você vai pensar melhor e com mais clareza se der “passeios” de 10-15 minutos por dia, olhando para fora de si mesmo e observando o meio-ambiente.
  • Leia mais usando sempre bons dicionários: a leitura vai trazer ideias novas, mas é importante não passar por cima de palavras que não entenda. Livros de ficção, principalmente de aventura e ação, também ajudam.

Pratique a técnica de Autoanálise contida no livro de mesmo nome de L. Ron Hubbard. É um método que reaviva a lembrança de experiências positivas e ativa as percepções gravadas nestas experiências. Deste modo, a memória e a criatividade melhoram muito.

Espero que tenha gostado e que consiga colocar em prática essas dicas. Aguardo seu contato para que eu possa avaliar a sua situação específica e ajudá-lo a desenvolver sua criatividade.

Compartilhe!