Revista Statto

COMO FAZER UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EFICAZ

13/09/2020 às 10h41

No artigo “O planejamento como ferramenta essencial para o sucesso do negócio” publicado anteriormente, expliquei que o planejamento é um dos passos mais importantes antes de se começar um negócio já que evita a sua estagnação ou morte.

O mercado é altamente competitivo e dinâmico e, por isso, é preciso estar preparada para os desafios que vão vir. Então, se você sabe onde quer chegar é importante elaborar um plano para traçar o caminho, saber quais ações deverão ser realizadas, bem como, desenvolver visão a médio e longo prazo.

O planejamento estratégico nada mais é do que um guia que vai auxiliar a empreendedora a trilhar o caminho do sucesso, pois analisa pontos fortes e fracos, possibilita correção de defeitos e potencializa pontos positivos que podem se tornar diferenciais no futuro.

Tenha um planejamento estratégico e não importa o segmento ou tamanho do seu negócio. As pequenas empresas, principalmente, devem ter um por conta dos recursos financeiros que são mais limitados.

É chamado de estratégico porque é feito com inteligência já que ajuda na tomada de decisões e identifica quais serão os recursos disponíveis que serão utilizados, além disso, evita que a empresa se torne vulnerável as mudanças do mercado. Vale lembrar que nele é definido a missão (essência da empresa), visão (sonho/objetivo), valores (comportamento que se deve praticar), metas e planos de ação.

É importante que as equipes trabalhem engajadas em prol de um objetivo comum durante toda a fase de desenvolvimento.

Há cinco etapas para que o planejamento estratégico seja EFICAZ. São elas:

DIAGNÓSTICO: É o momento de avaliar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do negócio. É possível entender o contexto em que a empresa está inserida e quais ações são mais adequadas.

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL: O negócio será único quando missão, visão e valores definidos são reconhecidos pelo público externo e interno. Se houver alguma mudança ao longo dos anos, é possível alteração na missão, visão e valores da empresa para adequação a nova imagem. A identidade organizacional orienta a contratação de funcionários, parceria com fornecedores e lançamento de produtos ou serviços.

METAS: Há uma meta geral que pode ser subdividida em várias, tais como: metas de vendas, metas de marketing etc. É importante que todo departamento tenha a sua meta. O trabalho em conjunto determinará o sucesso do planejamento.

PLANO DE AÇÃO: É o meio que possibilita a empresa conquista seus objetivos, por isso, é preciso descrever a tarefa, os recursos necessários, definir prazo inicial/final, definir as atitudes e quem as executará. Ter os dados registrados faz toda a diferença para comparar a evolução.

MONITORAR RESULTADOS: Fazer reuniões para avaliar os resultados alcançados e revisar o plano de ação caso seja necessário.

Como podemos observar, o planejamento estratégico é essencial para o crescimento constante da empresa, bem como, a sua sobrevivência no mercado dinâmico e altamente competitivo.

Lembre-se que não importa o seu tamanho, é preciso planejar. Não basta planejar, é preciso colocar as ações em prática.

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