Revista Statto

FÉRIAS COM SEGURANÇA

16/03/2020 às 16h07

Deixar para trás o estresse do dia a dia e pegar a estrada é um ritual sagrado para os brasileiros nos meses de férias. É nessa época também que acontecem a maioria dos acidentes rodoviários, sendo que muitos deles são causados por falhas mecânicas, principalmente devido à falta de manutenção preventiva do veículo. Mesmo assim, muitos motoristas ainda arriscam e viajam com o carro em estado precário, o que coloca em risco a sua vida, dos familiares e de outras pessoas.

Check List – Viagem

Aditivo – Verificar o nível do aditivo no reservatório do sistema de arrefecimento (refrigeração) do motor e completar se estiver abaixo do recomendado ou realizar limpeza, se necessário.

Motor – Verificar o nível do óleo. Caso esteja acima do nível acarretará a aumento da pressão do motor, provocando vazamentos e ao contrário, ou seja, abaixo do nível, faltará lubrificação. Em ambas as situações a consequência imediata é a redução da vida útil do motor. Nunca utilizar a carro com o óleo vencido. Checar as velas e filtros de ar, pois, em mal estado são responsáveis pelo alto consumo de combustível.

Sistema de freios – Verificar o nível do fluido do freio no compartimento do motor e, em caso de falta, complete com o produto de acordo com as especificações do manual do proprietário ou realize a limpeza, se necessário. Checar as pastilhas e os discos também é essencial para evitar acidentes.

Bateria – A carga da bateria deve ser verificada antes de pegar a estrada e, em caso de perda de capacidade, vale a pena trocá-la.

Extintor de incêndio – Equipamento vencido rende multas e pode não funcionar corretamente em uma emergência.

Limpador de para-brisas – Verificar as paletas e caso estejam ressecadas ou desgastadas a troca é necessária.

Luzes – Checar as lâmpadas dos faróis alto, baixo e de neblina, além das luzes dos freios e das setas de direção (pisca). Se possível, faça a regulagem do facho dos faróis, que, quando estão mal regulados, iluminam menos e ofuscam a visão dos motoristas contrários.

Cinto de segurança – Teste o funcionamento e flexibilidade dos cintos de segurança. Vale ressaltar que o cinto é obrigatório para todos os ocupantes do veículo. Também é preciso ter atenção especial com as crianças que devem viajar no banco traseiro, nas cadeirinhas feitas para essa finalidade.

Pneus – Verificar o estado de todos os pneus, inclusive o reserva, observando sempre a indicador de margem de segurança, principalmente nos períodos de chuvas. Faça a calibragem de acordo com o peso do número de pessoas e bagagem, conforme orientado no manual do proprietário. Faça a geometria e balanceamento. Confira os equipamentos obrigatórios como triângulo de segurança, macaco e as chaves de roda.

Levando o veículo em uma oficina de confiança para checar todas os itens citados acima, o motorista previne quebras inesperadas, garante a segurança no trânsito, melhora o desempenho e diminui o excesso de consumo de combustível.

Não deixe para última hora a revisão de seu carro, pois nos períodos de férias as oficinas costumam estar com muito serviço. Boa Viagem!  

Compartilhe!