Revista Statto

LUBRIFICAR O MOTOR, É IMPORTANTE.

23/04/2019 às 15h39

A vida útil do motor de seu carro, depende essencialmente de uma boa lubrificação, o motorista deve estar sempre atento as tocas de óleo recomendadas pelo fabricante apresentada no manual do proprietário, obedecendo rigidamente os prazos e acima de tudo o tipo de óleo a ser usado, principalmente com relação ao grau de viscosidade do produto.

Cada fabricante determina o melhor óleo lubricaste que irá atender as especificações técnicas de seus motores, no pais existem dois tipos de óleo, o sintético e o mineral, com diversas subdivisões, que são indicados para as mais variadas funções, veja a seguir a descrição de cada um.

Os óleos minerais são extraídos da natureza por meio da separação de componentes do petróleo. Os óleos sintéticos são fabricados em usinas de química fina, que permitem a projeção de características especificas mais adequadas, como, por exemplo, a resistência à oxidação e envelhecimento do poder lubrificante.

Dentre tantas funções, destacamos as cinco funções principais dos óleos lubrificantes:

  • Permitir a redução dos atritos, aumentando o rendimento do motor e diminuindo o consumo de combustível;
  • Proteger as peças do motor contra o desgaste e a corrosão,
  • Permitir eliminação das impurezas, graças ao filtro de óleo e às trocas regulares, para manter a limpeza das peças do motor;
  • Reforçar a vedação, que assegura a taxa de compressão do motor, otimizando a sua potência;
  • Permitir a troca do calor, prevenindo a deformação das peças.

Lembrando que um motor bem lubrificado terá vida longa, além de assegurar um funcionamento mais adequado e proporcionar mais rendimento, também vai permitir um a melhora no consumo de combustível.

Compartilhe!