Revista Statto

MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO AUTOMÓVEL

03/01/2020 às 09h37

A manutenção preventiva é um dos mais importantes processos realizados para manter os automóveis seguros e protegidos, o procedimento é realizado a fim de analisar e prevenir possíveis problemas técnicos relacionados às peças do carro. Confira abaixo todos os itens que devem constar na manutenção preventiva.

Freios

Os freios merecem o maior dos cuidados durante a manutenção. O fluido de freio precisar ser substituído 1 vez por ano, enquanto os tambores, pastilhas e discos, a cada 10 mil km.

Óleo e filtro de óleo

Manter o óleo sempre renovado, tanto lubrificante como o do filtro, previne o desgaste precoce do motor, geralmente os prazos estabelecidos variam a cada 6 meses, ou a cada 10 mil kms rodados.

Filtro de ar

A necessidade da troca do filtro de ar reflete-se, diretamente, na melhora do desempenho do motor e do veículo, está troca deve ser realizada 1 vez ao ano, porém, quanto mais utilizado o carro for, menor será o intervalo entre as trocas.

Filtro do combustível

Outro aspecto importante para o bom funcionamento do veículo é manter o filtro de combustível sempre em dia. A análise deve ser feita 1 vez a cada 10 ou 15 mil km.

Balanceamento e Geometria

O balanceamento e geometria são responsáveis por evitar o desgaste precoce. Realizados juntamente ao rodízio dos pneus, ambos os processos mantêm os pneus conservados por mais tempo, sendo recomendado fazê-los 1 vez a cada 10 mil km rodados.

Sistema de arrefecimento

Ao chegar aos 30 mil km é necessário realizar uma limpeza minuciosa em todo o sistema do carro. Itens como radiador, reservatório de expansão, fluido e aditivo de radiador devem ser limpos/substituídos regularmente, 1 vez a cada 30 mil km. Tais ações promovem uma melhor refrigeração e, consequentemente, melhor funcionamento do motor.

Compartilhe!